terça-feira, 4 de março de 2014

Ser de Deus

Sequencia da postagem “Desejo de perfeição”
Escolha do melhor
            15. A segunda resolução é preciso escolher sem restrição aquilo que é o melhor, não só o que agrada a Deus, mas aquilo que lhe agrada mais.
- S.Francisco Sales: “É preciso começar com uma grande e firme resolução de dar-se inteiramente a Deus, prometendo-lhe que queremos pertencer-lhe para sempre, sem nenhuma reserva. Depois, renovar muitas vezes essa mesma resolução.”

- S. André Avelino fez uma promessa de cada dia progredir sempre mais na perfeição. Quem quer ser santo, não precisa fazer uma promessa, mas deve procurar cada dia dar alguns passos no caminho da santificação.
- S.Lourenço Justiniano: “Quando alguém caminha de verdade, sente em si mesmo um desejo continuo de avançar mais. Quanto mais cresce na perfeição, tanto mais cresce nele esse desejo porque, aumentando a luz de Deus em sua alma, parece-lhe que não tem nenhuma virtude e não faz nenhum bem. Se, por acaso, praticou alguma coisa boa ele a sente como muito imperfeita, não fazendo caso dela. Por isso é que se esforça continuamente em alcançar a perfeição, sem parar.

            16. É necessário começar logo, não deixando para o dia seguinte. Quem nos garante que, mais tarde, teremos tempo? “Tudo que tua mão encontra para fazer, faze-o logo” oque podes fazer, não adies, “porque na região dos mortos para onde vais, não há mais trabalho, nem ciência, nem inteligência, nem sabedoria”
- Na outra vida não há tempo, para se praticar as boas ações nem motivos para merecimentos; lá não existe a sabedoria de fazer bem as coisas nem a ciência ou a experiência dos outros para a gente se aconselhar. Depois da morte, o que está feito, está feito!

-Certa religiosa de um mosteiro de Roma levava uma vida muito tíbia. Padre Lancízio veio pregar os exercícios espirituais as religiosas e esta freira, apegada a sua vida espiritual relaxada, assistia aos exercícios de má vontade. A graça de Deus, porém, tocou-lhe a alma na primeira pregação. Dirigiu-se ao pregador e lhe disse com verdadeira resolução: “Padre, eu quero ser santa logo” De fato, fez assim ajudada por Deus, porque viveu apenas oito meses e, nesse pouco tempo, viveu e morreu como uma santa.


            17. “Agora começo”, dizia Davi e o mesmo costumava falar S. Carlos Borromeu: “hoje começo a servir a Deus”. È assim que devemos fazer, como se no passado não tivéssemos feito nenhum bem. Tudo o que fazemos por Deus é nada, pois apenas cumprimos um dever. Portanto, tomemos cada dia a resolução de sermos inteiramente de Deus. Não fiquemos a olhar o que os outros fazem ou como fazem. Poucos são aqueles que se tornam santos de verdade.

- S. Bernardo: “Ninguém pode ser perfeito sem ser diferente” se queremos imitar o comum dos homens, seremos sempre imperfeitos como em geral eles são. É preciso vencer tudo, renunciar a tudo, para conseguir tudo, Deus.

- S.Tereza: “Porque não resolvemos dar todo o nosso coração a Deus, também não nos é dado todo o seu amor” “ Tudo o que podemos fazer é nada em comparação a uma gota de sangue de Jesus, derramada por nós.”
- Como é pouco tudo aquilo que se faz por Jesus Cristo! Ele deu seu sangue e sua vida por nós”
- Os santos não se poupam quando se trata de agradar a um Deus que se deu todo a nós, justamente para nos obrigar a não negarmos nada.

- S.João Crisóstomo: “Tudo te deu, nada deixou para si”. Já que Deus se deu todo a nós, não é justo que tenhamos reservas com ele. “Ele morreu por todos, a fim de que os que vivem já não vivam para si, mas para aquele que por eles morreu”

A liberdade de Espírito
            VII 9. Aqueles que em seus trabalhos procuram só a vontade de Deus, gozam daquela santa liberdade de espírito, própria dos filhos de Deus; ela faz com que abracem tudo o que agrada a Jesus Cristo, apesar de qualquer repugnância do amor próprio ou do respeito humano. O amor de Jesus Cristo dá as pessoas uma total indiferença, tornando-lhes tudo igual, tanto as coisas penosas como as suaves. Nada querem do que lhes traz prazer, mas ardentemente desejam o que agrada a Deus. Com a mesma paz procuram fazer tudo, coisas grandes e pequenas, agradáveis ou desagradáveis; basta-lhes que agradem a Deus.

            10. Muitos querem servir a Deus, mas conforme seu gosto, em tal emprego, em tal lugar, com tais companheiros, em tais circunstâncias. Se não for assim, ou deixam os seus deveres ou agem de má vontade. Essas pessoas não tem a liberdade de espírito, mas são escravas de seu amor próprio. Por isso, há pouco merecimento no que fazem. Vivem inquietas, enquanto o jugo de Jesus Cristo torna-se pesado para elas.

- Aquelas pessoas que amam verdadeiramente a Jesus Cristo, só procuram fazer aquilo que lhe agrada e porque lhe agrada, quando, onde, como Jesus o quer. Pouco importa se ele nos deseja em funções honrosas aos olhos dos homens ou numa vida obscura e humilde. O que importa é amar a Jesus Cristo com puro amor; nisto devemos trabalhar, combatendo sempre os desejos do amor próprio que gostaria de nos ver ocupados em obra honrosas e de acordo com as nossas inclinações.

11. É preciso que estejamos desapegados de tudo, mesmo dos exercícios espirituais quando o Senhor nos quer empregar em outra coisa de sua vontade.
- Pe. Alvarez, achando-se, uma vez muito ocupado, desejou desembaraçar-se para ir fazer suas orações, porque lhe parecia não estar unido a Deus naquele tempo de trabalho. Mas o Senhor o fez sentir interiormente: “mesmo que eu não o tenha comigo, fique contente porque eu me sirvo de você” Aviso excelente para as pessoas que talvez se inquietam quando a obediência ou a caridade as obrigam a deixar as costumeiras práticas de piedade. Essa inquietação não vem certamente de Deus, mas ou do demônio ou do amor próprio.
Agradar a Deus e morrer, eis a primeira regra dos santos!


A Prática de amor a Jesus Cristo Cap VIII– Santo Afonso Maria de Ligório

Nenhum comentário:

Postar um comentário