segunda-feira, 3 de março de 2014

Desejo de perfeição

Sequencia da postagem “Tibieza”
9. O primeiro meio para deixar a tibieza é o DESEJO de perfeição. – Os SANTOS DESEJOS são as asas que nos fazem voar da terra. Por um lado, eles nos dão força para caminhar na perfeição, por outro lado, eles nos aliviam os sofrimentos da caminhada.
- Quem DESEJA de verdade a perfeição nunca deixa de progredir nela e, se não ficar desanimado, vai consegui-la. Aquele, porém, que não a DESEJA, andará sempre para trás e se torna mais imperfeito do que no começo.
Na caminhada para Deus quem não avança, sempre retrocede arrastado pela correnteza de nossa natureza corrompida.

            10. É um grande erro dizer como alguns dizem: Deus não quer que todos sejam santos. “Esta é a vontade de Deus, a vossa santificação” Tess 4,3
- Deus quer todos santos , cada um no seu estado de vida: o religioso como religioso, o leigo como leigo, o sacerdote como sacerdote, o casado como casado, o negociante como negociante, o soldado com soldado, e assim em todos os estados de vida.
- S. Tereza: “Os nossos pensamentos sejam grandes, porque deles nascem nosso bem... É preciso não diminuir os nossos DESEJOS, mas confiar em Deus; esforçando-nos, chegaremos pouco a pouco até onde os santos chegaram com a graça de Deus”. Em confirmação, diz ela ter visto pessoas corajosas que em pouco tempo fizeram grande progresso espiritual: “Agradam ao Senhor tanto os DESEJOS como se já fossem realizações... Deus não concede muitas graças importantes, senão para quem muito DESEJOU o seu amor... Deus não deixa de pagar qualquer bom DESEJO nesta vida, pois, ele ama as almas generosas quando não confiam em si mesmas”
- S. Tereza tinha esse espírito generoso. Chegou uma vez, a dizer ao Senhor que pouco lhe importaria ver no céu pessoas gozando maior felicidade do que ela; mas ver pessoas que o amassem mais do que ela, não sabia como poderia suportar.

            11. É preciso ter coragem.
- S. Tereza: “O Senhor é bom para aqueles que o procuram”, é extremamente bom e aberto para com as pessoas que o buscam de coração. Se DESEJAMOS ser santos de verdade, nem os pecados cometidos podem nos impedir. “O demônio faz tudo para nos parecer um orgulho ter grandes DESEJOS e o querer imitar os santos; mas ajuda muito ter coragem para as coisas grandes. Mesmo que a alma não tenha logo a força, ele dá um voo generoso e avança muito.”
“Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus” Rm 8,28
- Mesmo os pecados cometidos podem concorrer para a nossa santificação, na medida em que sua lembrança nos faz mais humildes, mais agradecidos as graças que Deus nos deu, depois de tantas ofensas.
- O pecador deve dizer: nada posso, nada mereço, a não ser o inferno. Mas sirvo a um Deus de bondade infinita e ele prometeu ouvir a todos que lhe pedem alguma coisa. Já que ele me livrou da condenação e quer que eu me torne um santo oferecendo-me sua ajuda, então posso me tornar um santo, não com minhas forças, mas com a graça de Deus que me sustenta:
“Tudo posso naquele que me conforta” Fil 4,13
- Tendo os bons DESEJOS, é preciso que tenhamos coragem e, confiantes em Deus, procuremos realizar esses DESEJOS. Encontrando depois alguma dificuldade na sua realização, permaneçamos na vontade de Deus. A vontade de Deus deve estar acima de todos os nossos DESEJOS.

Decisão de ser de Deus
12. O segundo meio para chegar a santificação é a decisão de dar-se a Deus. Chamados a perfeição, muitos sentem o DESEJO de obtê-la, movidos pela graça. Se depois, porém, não tomam a decisão, vivem e morrem no lodo de sua vida tíbia e imperfeita.
- Não basta só o DESEJO de ser santo, se não juntarmos a ele uma firme resolução de alcança-lo. Quantas pessoas se alimentam só de DESEJOS e nunca dão um passo nos caminhos de Deus. Estes são os DESEJOS de que fala em Prov 21,25:
“Os DESEJOS do preguiçoso o matam”.
- O preguiçoso DESEJA sempre e nunca se decide a empregar os meios próprios de seu estado de vida para se tornar santo. Por isso, costuma dizer: Oh! Se eu morasse num deserto e não nesta casa! Se eu estivesse vivendo em outro convento, eu me entregaria todo a Deus! E no entanto, não suporta um companheiro, não pode ouvir uma palavra que o contraria, dissipa-se com muitas coisas inúteis, cai em muitas faltas, pecados da gula, curiosidade, orgulho, e depois suspirando diz: Oh! Se eu pudesse...
- Tais DESEJOS são mais prejudiciais do que úteis; alimenta-se deles e no entanto vive e continua a viver imperfeitamente.

- S. Francisco Sales: Não concordo com uma pessoa que, ligada por uma obrigação ou por uma vocação, fique a DESEJAR outro tipo de vida, fora daquele que é seu dever, os outros trabalhos que são incompatíveis com seu estado presente. Isso lhe dissipa o coração e a faz afrouxar nas suas obrigações.

            13. Portanto, é necessário DESEJAR a perfeição e empregar com decisão os meios de alcança-la.
- S. Tereza: “Deus não quer de nós apenas uma resolução, para ele depois fazer o resto. O demônio não tem medo das pessoas irresolutas.”; “Prefiro oração de pouco tempo mas que produz grandes efeitos, do que orações de muitos anos nas quais a pessoa não chega a resolução de fazer alguma coisa de valor por Deus... Sei por experiência que se alguém, desde o começo, toma a resolução de fazer alguma coisa por Deus, por difícil que seja, nada tem que temer”.
- A meditação é útil para conhecer os meios que conduzem a santidade. Alguns fazem oração, mas nunca tiram conclusão alguma.

            14. A primeira resolução deve ser esta: esforçar-se sempre e preferir morrer do que cometer um pecado deliberado, por pequeno que seja. É verdade que nossos esforços, sem a ajuda da Deus, não bastam para vencermos as tentações. Deus, porém, quer que, de nossa parte, nos esforcemos. Ele suprirá com sua graça, socorrerá nossa fraqueza e nos alcançará a vitória. Essa resolução nos torna possível caminhar para frente e ao mesmo tempo nos dará grande coragem, trazendo-nos a certeza da graça divina.

- S. Francisco Sales: “A maior segurança que podemos ter neste mundo de estar na graça de Deus, não consiste tanto nos sentimentos que temos de seu amor, mas no puro e irrevogável abandono de todo nosso ser nas suas mãos e na resolução firme de nunca mais consentir em algum pecado, nem grande nem pequeno.” Nisso consiste a delicadeza de consciência.
- Note-se que uma coisa é ser delicado de consciência, e outra é ser escrupuloso:
·         Ser delicado de consciência é uma necessidade para se tornar santo.
·         Ser escrupuloso é um defeito e nos faz mal; devemos, por isso, obedecer ao diretor espiritual e vencer os escrúpulos, preocupações inúteis e sem razão.

A Prática de amor a Jesus Cristo Cap VIII– Santo Afonso Maria de Ligório

Nenhum comentário:

Postar um comentário