quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Posso mudar de Religião

A origem da Igreja
- Deus quis a Igreja desde toda a eternidade. Ela foi prefigurada, preparada, manifestada pelas várias Alianças de Deus com a humanidade para culminar na reconciliação dos homens com Deus.
- Sua formação aconteceu progressivamente, como uma gestação:
- O povo de Israel era formado por doze tribos. Jesus ao escolher doze apóstolos, mostrou sua intenção de fundar a Igreja, o novo Israel, que fora anunciado pelos profetas.
- Na instituição da Eucaristia, o cordeiro pascal foi substituído pelo corpo de Jesus. O cálice da Antiga Aliança foi substituído pelo cálice da Nova Aliança, o sangue de Jesus.
- Israel se tornou Povo de Deus através da Antiga Aliança, celebrada no Monte Sinai; Jesus, ao instituir a Nova Aliança, estava fundando a Igreja –Novo Israel.
- A paixão, morte e ressurreição de Jesus e o acontecimento de Pentecostes com a Efusão do Espírito Santo foram atos fundantes para que Igreja fosse manifestada às nações. Naquela manhã de Pentecostes, a Igreja recebeu a sua configuração definitiva, assumindo a missão de evangelizar todos os povos.
A Igreja não foi fundada por iniciativa humana, mas divina.
A Igreja é dom de Deus à humanidade. Jesus está presente nela.
- Quando a Palavra de Jesus é anunciada na assembléia, é ele mesmo que nos fala. Os Sacramentos que a Igreja celebra comunicam a força espiritual que provém do seu Mistério Pascal. Quem se alimenta do Corpo de Cristo-Eucaristia, torna-se um com Ele. Quando a Igreja envia missionários ao mundo, é Jesus que continua a enviar seus discípulos.
A Igreja é, ao mesmo tempo, divina e humana.
Porque não posso mudar de Igreja?
- Não nos esqueçamos que Jesus fundou a Igreja Católica sobre Pedro:
“Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei minha Igreja” Mt 16,18
Esta passagem deixa claro que todas as igrejas que são edificadas sobre outro fundamento que não seja Pedro contrariam a expressa vontade de Cristo.
   1º Papa: Pedro              Até ano 67
263º João Paulo I              Até ano 1978
264º João Paulo II             Até ano 2005
265º Bento XVI                Até ano 2013
266º Francisco                 Papa atual
- A Igreja Católica é a mais antiga. Tem 2.011 anos. Onde estavam os evangélicos, nos anos 100, 500 e 1000; onde estavam quando São Jerônimo traduziu a Bíblia? Onde estavam quando houve as grandes perseguições romanas em que muitos cristãos morreram por Cristo?
- Nenhuma igreja tem a história e o tesouro da Tradição Cristã que nós temos. Tampouco possuem o presente de Deus que é quase um milhão de mártires que deram a vida por Cristo.
- É sobretudo, a Igreja Católica a que me oferece o Pão de Vida na Missa: “Eu Sou o Pão da vida que desceu do céu –disse Jesus.
Se vocês não comem do Corpo do Filho do Homem e não bebem seu Sangue, não tereis vida em vós” João 6, 51-53
- Apesar da divisão entre os cristãos, ao longo da história, a verdadeira Igreja de Jesus Cristo nunca desapareceu, nem foi perdida: ela subsiste na Igreja Católica. Em nenhum outro lugar se encontra, como na Igreja Católica, a plenitude dos meios de salvação queridos e estabelecidos por Cristo.

“A Igreja do Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade”ITim3,15
- A maioria da população dá por certo que o mundo sempre cultivou os graves erros de moral e crise de fé aos quais estamos vivenciando.
- Antes de Nosso Senhor Jesus Cristo pregar entre os homens a Boa Nova do Evangelho, o mundo estava mergulhado numa prolongada e terrível noite, em que reinavam a devassidão moral, o egoísmo, a crueldade, a desumanidade e a opressão. Deus agiu na história, daí a rápida expansão da Igreja Católica pelo mundo romano e, finalmente, a conversão do Império no ano 313.
Foi a Igreja Católica que livrou o mundo da imoralidade, e é porque está rejeitando a Igreja que o mundo tem afundado novamente no lodo do qual foi resgatado.
- Os valores como: família tradicional, inocência infantil, senso de pudor, modos educados, trajes decentes, respeito mutuo, dignidade humana, solidariedade, uniões homossexuais, aborto, etc... novamente, estão em decadência acelerada nos últimos 50-anos.

- Já nas origens, o homem e a mulher desobedeceram a Deus e não confiaram na bondade e na sabedoria do Criador. Deixaram-se enganar pelo tentador, experimentaram viver sem Deus e ser seus próprios ‘deuses’. Devemos na confiança em Deus e abertura à sua graça, reavivar a esperança e empenhar-nos pela convicção de que nosso destino é o amor e a vida em Deus.
Os falsos profetas
- Já no inicio da Igreja houve falsos profetas que transmitiam ensinamentos falsos:
“Estou admirado de vocês estarem abandonando tão depressa Aquele que os chamou por meio da graça de Cristo para aceitarem outro evangelho. Na realidade, porém, não existe outro evangelho. Há somente pessoas que estão semeando confusão entre vocês e querem deturpar o Evangelho de Cristo” Gálatas 1, 6-9

“Houve falsos profetas no povo de Israel, e entre vocês também irão aparecer falsos mestres que introduzirão disfarçadamente seitas perniciosas; negarão o Senhor que os resgatou e atrairão sobre si repentina destruição. Muitos seguirão suas doutrinas dissolutas e, por causa deles, o caminho da verdade cairá em descrédito. Levados pelo amor ao dinheiro, procurarão com palavras enganosas fazer de vocês objeto de negócios. Mas o julgamento contra eles há muito já começou, e a sua destruição não vai tardar” 2ªPedro 2, 1-3

“Não vos deixeis desviar por doutrinas estranhas” Hb13,9
- Não desanime, nem se deixe enganar, não aceite verdade pela metade, que é o mesmo que mentira.
- Sempre que há problemas, crises ou pecado na Igreja Católica, as divisões ocorrem. Acontece o mesmo numa família: suponhamos que o pai e a mãe se comportem mal, discutam e briguem. Nem por isso os filhos devem sair de casa; com prudência e carinho, devem pedir aos pais que se corrijam e se amem.

Você também quer ir embora?
- Quando Jesus falou aos seus discípulos sobre comer seu corpo e beber seu sangue muitos discípulos lhe disseram:
“Isto que disse é muito difícil de aceitar. Quem pode admitir?.
E muitos o abandonaram.
Disse Jesus aos seus doze apóstolos:
Vocês também querem ir embora?
Simão Pedro respondeu:

A quem iremos, Senhor? Só tu tens Palavras de vida eterna. Agora nós acreditamos e sabemos que tu és o Santo de Deus.” João 6, 66-69

Nenhum comentário:

Postar um comentário