terça-feira, 8 de abril de 2014

Reta intenção (Santo Afonso)

O desprendimento
21. Quem deseja ser todo de Deus, deve desprender-se a estima mundana. Quantos se afastam de Deus e quantos até o perdem por causa desta maldita estima! Por exemplo, ouvindo falar de algum dos próprios defeitos, fazem tudo para se justificar e fazer acreditar que é falsidade e calunia o que dizem. Se praticam algum bem, o que não fazem para o tornar conhecido de todos?
- Desejariam que todo o mundo soubesse, para serem louvados.
- O modo de agir dos santos é bem diferente. Gostariam que todo o mundo conhecesse seus defeitos para tê-los como pobres pecadores, como eles mesmos se julgam. Se praticam alguma virtude, gostariam que só Deus soubesse pois só a ele desejam agradar. Por isso, eles amam tanto a vida escondida, lembrados do ensinamento de Jesus: “Quando das esmola, não saiba tua mão esquerda o que fez a direita... Quando fazes oração, entra no teu quarto, fecha a porta e reza a teu pai em segredo”

            22. É preciso, principalmente, desprendermo-nos de nós mesmos, isto é, de nossa própria vontade. Quem vence a si mesmo facilmente vencerá todas as dificuldades.
S.Francisco Xavier costumava das a todos o conselho: “Vence a ti mesmo”. Jesus mesmo disse: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo”
            Nisso consiste tudo o que precisamos fazer para sermos santos: renunciar a nós mesmos e não seguir nossa vontade própria, “Não te deixes levar por tuas más inclinações, e refreia os teus apetites”
S.Francisco Assis: a maior graça que uma pessoa pode receber de Deus é vencer a si mesma, renunciando a própria vontade.
S.Bernardo: se os homens fizessem guerra a vontade própria, ninguém se condenaria: “Desapareça a vontade própria e não haverá inferno. Grande mal é a vontade própria que faz com que tuas boas ações não sejam boas para ti”
- Assim seria se um penitente quisesse fazer alguma mortificação, jejuns, mas contra a orientação de seu diretor espiritual. Essa mortificação, realizada para seguir a própria vontade, torna-se um defeito. Infeliz daquele que vive escravo da própria vontade. Desejará muitas coisas e não poderá alcança-las: “Donde vem as lutas e questões entre vós? Não vêm elas de vossas paixões que combatem em vossos membros? Cobiçais e não recebeis: sois invejosos e ciumentos, e não conseguis o que desejais” Tg 4, 1-2
- A primeira guerra vem-nos das paixões sensuais. Fujamos das ocasiões, mortifiquemos nossos olhares, encomendemo-nos a Deus e a guerra acabará.
- A segunda guerra vem-nos da cobiça das riquezas. Esforcemo-nos por amar a pobreza, e a guerra terminará.
- A terceira guerra vem-nos da ambição pelas honras. Amemos a humildade, a vida oculta e a guerra acabará.
- A quarta guerra, a mais prejudicial, vem-nos da vontade própria. Sejamos resignados com a vontade de Deus em tudo que acontece e a guerra chegará ao seu fim.
S.Bernardo: quando se vê uma pessoa perturbada, a causa dessa perturbação não é outra coisa senão a incapacidade de satisfazer a própria vontade: “Donde vem as perturbações, senão do fato de seguirmos nossa vontade própria?”

União com Deus
            23. É preciso amar a Deus como ele quer, e não como nós queremos. Deus quer que o coração esteja despojado de tudo, para se unir a ele e se saciar de seu amor.
S.Tereza: “A oração de intimidade com Deus não é outra coisa senão um morrer quase total a todas as coisas do mundo pra alegrar-se só em Deus. Quanto mais nos esvaziamos das criaturas, quanto mais nos desprendemos delas por amor a Deus, tanto mais ele nos saciará dele mesmo e mais estaremos unidos com ele”
            Muitas pessoas desejam chegar a união com Deus, mas não querem as dificuldades que Deus lhe permite. Não querem as doenças que as afligem, nem a pobreza que sofrem, nem as ofensas que recebem. Sem a resignação, jamais conseguirão unir-se perfeitamente a Deus.
S.Catarina Gênova: Para chegar a união com Deus, são necessárias as dificuldades mandadas por Ele. Por meio delas, Ele espera destruir em nós as paixões internas e externas. Por isso, todos os desprezos, as doenças, a pobreza, as tentações, todas as dificuldades, tudo nos é necessário. Assim teremos de lutar e por meio das vitórias, nossas paixões se enfraquecerão a tal ponto, que não mais as sentiremos. Enquanto as dificuldades não nos parecerem amargas, mas suaves por amor a Deus, não chegaremos a união com Ele”

A Mortificação
            24. S.João Cruz diz que para a perfeita união com Deus ”é necessária a mortificação total dos nossos sentidos e paixões. Qualquer que seja a satisfação que se apresente aos nossos sentidos, se não é puramente para a glória de Deus, deve logo ser afastada por amor a Jesus Cristo. Quanto aos nossos desejos, esforcemo-nos por inclinarmo-nos para o pior, o mais desagradável, o mais pobre, sem desejar outra coisa do que sofrer e ser desprezado”
            Resumindo, quem ama verdadeiramente a Jesus Cristo, não se apega aos bens da terra e procura despojar-se de tudo para se conservar unido a Jesus Cristo. Para Jesus Cristo dirige todos os seus desejos, pensa sempre nele, procura agradar-lhe em todo o lugar, em todo o tempo, em toa a ocasião.
            Mas para se chegar a isso, é preciso esforçar-se continuamente para esvaziar o coração de todo o afeto que não se dirige para Deus.
Pergunto: O que deve fazer uma pessoa que se dá toda a Deus?
·                    Deve fugir de tudo que ofende a Deus e fazer tudo o que mais lhe agrada.
·                    Deve, depois, acolher sem exceção tudo o que vem de suas mãos, por mais duro e desagradável que seja.
·                    Deve, enfim, preferir em todas as coisas a vontade de Deus e não a nossa própria vontade.
Isso é que requer para ser todo de Deus.

Oração
            Meu Deus e meu todo. Apesar de minhas ingratidões e negligenciassem vos servir, continuas a me atrair ao vosso amor. Aqui estou, não quero resistir mais. Quero renunciar a tudo ara pertencer só a vós. Além de tudo, vós me tendes obrigado a vos amar. Eu me encantei convosco e quero a vossa amizade.
            Como posso amar outra coisa, depois de vos ter visto morrer de dor numa cruz para me salvar? Como poderei contemplar-vos morto, consumido nos sofrimentos, sem vos querer bem com todo o meu coração? – Sim, Redentor meu, amo-vos com toda a minha alma e não tenho outro desejo senão vos amar nesta vida e por toda a eternidade.
Amém.
Sequência da postagem “Santidade de vida”

A Prática de amor a Jesus Cristo Cap XI– Santo Afonso Maria de Ligório

Nenhum comentário:

Postar um comentário