sábado, 5 de abril de 2014

Desprendimento (Santo Afonso)

Quem ama a Jesus Cristo, procura desprender-se
1. Quem quiser amar a Jesus Cristo de todo o coração, precisa expulsar do coração tudo o que não é de Deu, mais o amor próprio.
- Isso é o significado de ‘não procurar o que não lhe pertence’ não procurar a si mesmo, mas só aquilo que agrada e Deus. É isto que pede o Senhor a cada um de nós: ‘Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração’
- Para amar a Deus com todo o coração, requerem-se duas coisas:
1.      Esvazia-lo das coisas da terra;
2.      Enchê-lo do amor de Deus.
0 O coração no qual existe algum afeto terreno, não pode jamais ser todo de Deus. Mas, como se purifica o coração das coisas terrenas?
- S.Felipe Neri: ‘Quanto de amor pomos nas criaturas, tanto tiramos de Deus’ Purifica-se o coração com as mortificações e com o desapego das coisas criadas. Certas pessoas queixam-se de que procuram a Deus e não o encontram. Ouçam o que diz S.Tereza: ‘Desapeguem o seu coração das criaturas e procurem a Deus que o encontrará’

            2. O erro está em alguns quererem tornar-se santos, mas a seu modo. Querem amar a Jesus Cristo, mas conforme sua inclinação, sem deixar certos divertimentos, certas vaidades no vestir, certos alimentos apetitosos.
- Amam a Deus, mas se não conseguem tal emprego, vivem inquietos. Se alguém lhes toca na fama, logo se irritam. Se não saram de uma doença, perdem a paciência.
- Amam a Deus, mas não abandonam o apego as riquezas, as honras do mundo, a vaidade de serem tidos por pessoas de classe, sábios, melhores que os outros. Essas pessoas rezam, comungam; mas porque tem o coração cheio de coisas terrenas, pouco proveito tiram. A eles o Senhor não fala, porque vê que perde tempo: ‘Eu falaria a muitas almas, mas o mundo faz muito barulho nos seus ouvidos, de modo que a minha voz não pode ser percebida por eles. Oh! Se eles se afastassem um pouco do mundo!’

- Quem está, portanto, cheio de apegos terrenos não é capaz de ouvir a voz de Deus que lhe fala. Infeliz daquele que tem apego as coisas sensíveis deste mundo! Não será difícil que, cego por eles, deixe um dia de amar a jesus Cristo; para não perder estes bens passageiros, poderá vir a perder para sempre a Deus, felicidade infinita.
- S.Tereza: ‘Se uma pessoa corre atrás dos bens perdidos, justamente acontece que também ela acaba se perdendo’

Escolha de Deus
            3. S.Agostinho: ‘Tibério Cesar queria que Jesus Cristo fosse contado entre os deusas pelo senado romano. O senado não quis admiti-lo, dizendo que ele era um Deus soberbo, desejando fazer-se adorar sozinho, sem companhia.’ Isso é verdade: Deus quer ser o único a ser adorado sozinho e ser amado por nós, não por soberba, mas porque o merece e pelo amor que nos tem. Quer todo o nosso amor, porque muito nos ama. Ele não admite que ninguém tome parte dos corações que ele quer só para si.
- S.Jerônimo: ‘Jesus é ciumento; ele não quer nossas afeições colocadas em outras coisas, senão nele só’ se por acaso vê alguma coisa ocupando um coração, é como se tivesse inveja. Ele não suporta concorrentes no amor, mas quer ser o único a ser amado: “Acaso imaginais que em vão diz as escrituras: O Espírito que habita em vós, vos ama com ciúmes.Tg4,5”

            Na Bíblia o Senhor elogia a alma-esposa, dizendo: “Jardim fechado, minha irmã esposa Ct 4,12” Chama-se de ‘jardim fechado’ porque a alma-esposa tem seu coração fechado a todos os afetos terrenos, conservando nele somente o de Jesus Cristo. Por acaso Jesus Cristo não merece todo o nosso amor?  Certamente, muito o merece pela sua bondade e pelo afeto que nos tem. Os santos entendiam muito bem tudo isso.
- S.Francisco sales: “Se eu souber que em meu coração há uma fibra que não fosse de Deus, queria logo arrancá-la”

Ser livre
            4. O rei Davi DESEJAVA ter asas livres de qualquer afeto mundano, para voar e repousar em Deus: “Tivesse eu asas como a pomba, voaria para o lugar de meu repouso. Sl 54,7”
- Muitas pessoas DESEJARIAM ver-se livre de todos os laços da terra para voarem até Deus. Dariam grandes passos, realmente, se se desprendessem de todas as coisas deste mundo. Mas, porque conservam alguma pequena afeição desordenada e não se esforçam por se libertarem o pé da terra.
- S.João Cruz: “A pessoa que está presa por algum afeto a alguma coisa, mesmo pequena, não alcançará a união com Deus, mesmo que tenha muitas virtudes. Pouco importa se o passarinho está preso com um fio grosso ou fino. Mesmo que o fio seja fino, se ele mão consegue arrebentá-lo, ficará sempre preso e não poderá voar. Como é triste ver certas pessoas, com muitas devoções, virtudes e graças de Deus, mas que por falta de coragem de acabar com uma pequena afeição, não podem chegar a união com Deus. É necessário dar um forte vôo e acabar de arrebentar esse fio. Livres de todo afeto as criaturas, não pode Deus deixar de se dar completamente a elas”

Doação total
            5. Quem DESEJA que Deus seja todo seu, deve dar-se totalmente a Ele: “O meu amado é para mim e eu para ele” Ct2,16 O meu Deus deu-se todo a mim e eu me dôo todo a Ele. Jesus Cristo, por causa do amor que nos tem, DESEJA todo o nosso amor e não estará contente enquanto não o tiver totalmente.
- S.Tereza: “Procure formar as pessoas desprendidas de todas as coisas porque se preparam para ser esposas de um Rei tão ciumento, que DESEJA até mesmo que se esqueçam de si”
- S.Maria Madalena Pazzi tirou um livro espiritual de uma noviça, simplesmente porque estava muito apegada a este livro.
- Muitas pessoas fazem meditação, visitas ao Santíssimo sacramento, comungam; mas pouco ou nada progridem na perfeição por terem o coração apegado a alguma coisa. Vivendo assim, não só serão sempre miseráveis, mas estão em risco de perder tudo.

            6. É necessário pedir a Deus que nos purifique o coração de todo o apego a terra: “Criai em mim, ó meu Deus, um coração puro Sl50,12”; do contrário, não poderemos pertencer-lhe inteiramente.
- Cristo nos ensinou que quem não renuncia a todas as coisas deste mundo não pode ser seu verdadeiro discípulo: “Assim, pois, qualquer um de vós que não renuncia a tudo quanto possui, não pode ser meu discípulo. Lc 14,33” É por causa disso que os antigos monges do deserto, quando um jovem vinha juntar-se a eles, logo lha faziam esta pergunta: “Você tem o coração vazio de todo o afeto mundano para que o Espírito Santo possa enchê-lo?

- S.Gertrudes, pedindo a Jesus Cristo a graça de entender a sua vontade, ouviu como resposta: “Outra coisa não quero de você, a não ser um coração livre das criaturas”.
- É preciso dizer a Deus com ânimo forte e resoluto: “Senhor, eu vos escolho acima de tudo, acima da saúde, das riquezas, das dignidades, das honras, dos elogios, da ciência, das consolações, das esperanças, dos desejos. Acima até mesmo das graças e dons que poderei receber de vós. Em resumo, escolho-vos acima de todas as criaturas que não são vós, ó meu Deus. Qualquer graça que me dais, sem vós não me é suficiente. Eu quero só a vós e nada mais”

A Prática de amor a Jesus Cristo Cap XI– Santo Afonso Maria de Ligório

Nenhum comentário:

Postar um comentário