segunda-feira, 24 de março de 2014

Maria na Eucaristia

Modo de praticar a “Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem Maria” na Comunhão Eucarística.

Antes da Comunhão
§266. 1º. Humilhar-te-ás profundamente diante de Deus;
2º. Renunciarás ao teu fundo todo corrompido e às tuas disposições, embora o teu amor próprio as faça parecer boas;
3º. Renovarás a tua consagração dizendo: “Todo Vosso sou, ó querida Mãe, e tudo o que tenho é Vosso!(Tuus totus ego sum, et omnia mea tua sunt!);
4º. Suplicarás a esta boa Mãe que te empreste o seu Coração, para n'Ele receberes seu Filho com as disposições d'Ela. Dir-lhe-ás que a glória de seu Filho exige que não seja recebido num coração tão manchado como o teu e tão inconstante, que não tardará a privá-lo da sua glória ou a perdê-lo.
- Mas, se Ela quiser vir habitar no teu coração para receber seu Filho, poderá fazê-lo pelo domínio que tem sobre os corações.
- E seu Filho será assim bem recebido, sem mancha nem perigo de ser ultrajado ou perdido. “Deus não sofrerá nada dentro d'Ela” (Sl 45, 6). Dir-lhe-ás confiadamente que tudo o que lhe ofereceste dos teus bens é bem pouca coisa para honrá-la, mas que desejas dar-lhe, pela Santa Comunhão, o mesmo presente que o Pai Eterno lhe deu, e que, deste modo, Ela será mais honrada do que se lhe oferecesses todos os bens do mundo.
- Finalmente podes dizer-lhe que Jesus a ama muito particularmente, e que ainda quer ter n'Ela as suas complacências e o seu repouso, mesmo que agora seja na tua alma, mais suja e pobre que o estábulo, onde Jesus não pôs dificuldades em vir, porque Ela lá se encontrava.
- Pedir-lhe-ás o seu Coração com estas ternas palavras:
Tomo-Vos como toda a minha riqueza.
Dai-me o Vosso Coração, ó Maria!

Durante a Comunhão
§267. Quando estiveres para receber Jesus Cristo, depois do “Pai-Nosso”, dirás três vezes:
Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e serei salvo!”
A primeira vez será para dizer ao Pai Eterno que não és digno de receber seu Filho Unigênito, por causa dos teus maus pensamentos e ingratidões para com um Pai tão bom. Mas eis que Maria, a Serva do Senhor, está contigo, representa-te e dá-te uma confiança e esperança singulares junto da Divina Majestade. “Porque me deste uma esperança singular” (Sl 4,10).

§268. A segunda vez dirás ao Filho: “Senhor, eu não sou digno...
- Dir-lhe-ás que não és digno de recebê-lo por causa das tuas inúteis e más palavras, por causa da tua infidelidade ao seu serviço. Entretanto, suplica-lhe que tenha piedade de ti, porque o introduzirás na casa da sua própria Mãe e tua. Diz-lhe que não o deixarás partir sem que venha morar em casa d'Ela:
Detive-o e não o deixarei até o introduzir na casa de minha
Mãe e no quarto daquela que me gerou” (Ct 3, 4).
- Pedir-lhe-ás que se erga e venha descansar no lugar do seu repouso, na arca da sua santificação: “Levantai-Vos, Senhor, entrai no Vosso repouso, tu e a arca da tua santidade” (Sl 131, 8).
- Dir-lhe-ás que não pões nenhuma confiança nos teus méritos, nas tuas forças e preparação, como Esaú, mas nas mãos de Maria, tua querida Mãe, como o jovem Jacó nos cuidados de Rebeca.
- Embora pecador e Esaú que és, ousas aproximar-te da sua santidade apoiado e revestido dos méritos e virtudes de sua Santa Mãe.

§269. A terceira vez dirás ao Espírito Santo: “Senhor, eu não sou digno...” Dir-lhe-ás que não és digno de receber a obra prima da sua caridade, por causa da tibieza e iniquidade das tuas ações e das tuas resistências às suas inspirações, mas que toda a tua confiança está em Maria, sua Fiel Esposa. E dirás com São Bernardo:
“Ela é a minha grande confiança,
é toda a razão da minha esperança!”
- Podes mesmo rogar-lhe que venha mais uma vez a Maria, sua esposa inseparável; que seu seio é tão puro e seu Coração tão abrasado como sempre; e que sem que Ele desça à tua alma, Jesus e Maria nela não poderão ser nem bem formados, nem bem alojados.

Depois da Comunhão
§270. Depois da Santa Comunhão, estando interiormente recolhido,
com os olhos fechados, introduzirás Jesus Cristo no Coração de Maria.
- Tu O darás à sua Mãe, que O receberás amorosamente, O instalará honorificamente, O adorará profundamente, O amará perfeitamente, O abraçará com amor e Lhe tributará, em espírito e verdade, várias homenagens que nos são desconhecidas, a nós, envoltos nessas densas trevas.

§271. Ou então, conservar-te-ás profundamente humilhado no teu coração, na presença de Jesus residindo em Maria. Ou conservar-te-ás como um escravo à porta do palácio do Rei, onde Ele está a falar com a Rainha. E, enquanto Eles falam, sem precisar de ti, irás em espírito ao Céu e pela Terra inteira pedir a todas as criaturas que agradeçam, adorem e amem Jesus em Maria, por ti. “Vinde, adoremos, vinde!” (Sl 94, 6).

§272. Ou então tu mesmo pedirás a Jesus, em união com Maria, a vinda do seu Reino sobre a Terra, por intermédio de sua Santa Mãe. Ou pedirás a Sabedoria Divina, ou o Amor Divino ou o perdão dos teus pecados, ou qualquer outra graça, mas sempre por Maria e em Maria.
- Então dirás, considerando-te com desconfiança: Senhor, não olheis para os meus pecados, mas que os Vossos olhos só vejam em mim as virtudes e os méritos de Maria.
E, recordando-te dos teus pecados, acrescenta: “Foi o inimigo que fez isto!” (Mt 13, 28). Eu mesmo sou o maior inimigo com que tenho de lutar; fui eu que fiz estes pecados. Ou então: “Livrai-me, Senhor, do homem iníquo e doloso!” (Sl 42, 1). “Meu Jesus, é necessário que cresçais na minha alma e que eu diminua!” (Jo 3, 30). Ó Maria, é necessário que cresçais em mim, e que eu seja menor que nunca! “Crescei e multiplicai-vos” (Gn 1, 28): Ó Jesus e Maria, crescei em mim, e multiplicai-Vos fora de mim nos outros.

§273. Há uma infinidade de pensamentos que o Espírito Santo fornece; e te fornecerá, se fores interior, mortificado e fiel a esta Grande e Sublime Devoção que acabo de te ensinar. Mas recorda-te de que quanto mais deixares agir Maria na tua Comunhão, mais Jesus será glorificado. E deixarás agir tanto mais Maria por Jesus e Jesus em Maria, quanto mais profundamente te humilhares e os escutares em paz e silêncio, sem procurar ver, gostar ou sentir. Pois o justo vive, em tudo, da Fé, e particularmente na Sagrada Comunhão, que é um ato de fé: “O meu justo viverá da Fé!” (Hb 10, 38).
Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem Maria

São Luis Maria Grignion de Monfort

Nenhum comentário:

Postar um comentário