terça-feira, 14 de janeiro de 2014

União

U n i ã o
“Deus convoca todos os homens dispersos pelo pecado, para a unidade da sua família, que é a igreja.
Faz isto através do Filho, que enviou como redentor e Salvador quando os tempos se cumpriram” (CIC 1)

União com a Igreja
- Igreja = Corpo Místico de Cristo
- Cristo = Cabeça
- Todo batizado = Membro do Corpo
- Espírito Santo = Alma do corpo
* No batismo o Espírito Santo toma posse de nós, nos faz membros do Corpo Místico de Cristo, para que dia após dia nos tornemos mais semelhantes ao nosso Salvador.
* É um corpo em que cada membro se beneficia: 1-De cada missa que se celebra; 2-De cada oração que se oferece; 3-Cada boa obra que se faz por cada um dos outros membros, em qualquer lugar do mundo.
* Nós nos separamos deste corpo pelo pecado. Como um torniquete ao dedo o pecado interrompe o fluxo vital, que somente é retirado pelo arrependimento.

* Assim como no corpo humano cada membro tem sua função a realizar: os olhos = ver, o ouvido = ouvir, as mãos = apanhar, o coração = impulsionar o sangue.
* Qual minha função no Corpo Místico de Cristo?
A nossa condição de membros do Corpo Místico de Cristo nos estimula a trabalhar ativamente com Cristo na obra de Redenção.
Devemos sentir zelo pelas almas.
Em união com o Corpo Místico de Cristo: Padres, Religiosos, leigos batizados cumpriremos nossa missão e vocação.
“Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco, e é preciso que eu as traga. Elas ouvirão minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor” (Jo 10,16)
“Pai Santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, como nós somos um” (Jo 17,11)
  
União na Eucaristia
* A união com Cristo na Sagrada Comunhão é o laço de caridade que nos faz um só com o próximo.
* Não podemos experimentar um crescimento no amor a Deus, sem experimentar ao mesmo tempo um crescimento no amor ao próximo.
* E o fruto de nossas comunhões torna-se suspeito se continuamos a manter preconceitos de nação ou raça, se guardamos rancor ao próximo, se não vemos melhorar a nossa afeição, compaixão, paciência e compreensão para com os outros.

União no Matrimônio
* Define-se o matrimônio como um sacramento que estabelece uma santa e indissolúvel união entre um homem e uma mulher e lhes dá graças para se amarem um ao outro santamente e educarem Cristãmente os filhos.
* Deus, para assegurar o reto uso do poder procriador, fundou a instituição matrimonial: a união indissolúvel, por toda a vida, de um homem com uma mulher.
* É desígnio Divino que o homem e uma mulher se completem um ao outro, que se apoiem um no outro, que contribuam para o mutuo crescimento espiritual.
* Nessa união por toda a vida de um homem e uma mulher, tanto as suas mentes e corações como os seus corpos se fundem numa unidade nova e mais rica, cumprindo assim o fim estabelecido por Deus.

Direitos que a unidade nos cumula
* Todo Batizado que tiver tido um dia mau e estiver desanimado pela pressão de um problema sério, sentindo-se tentado a autocompadecer-se e a pensar que tudo é um erro, esse é o momento de recordar da unidade que existe entre todos os membros do Corpo Místico de Cristo.
* É o momento de recordar que tem absoluto direito a qualquer graça de que possa necessitar em qualquer situação; a qualquer graça de que possa necessitar para fortalecer a sua humana fraqueza e chegar à solução do problema.
* Ao Batizado que faz tudo o que está em suas mãos para que os seus atos sejam verdadeiramente Cristãos, Deus comprometeu-se a dar todas as graças de que necessitam e quando as necessitem, e Deus é fiel sempre fiel aos seus compromissos. LG11

- Da união no Corpo Místico de Cristo, que é a unidade da família de Deus, temos o direito de nos beneficiar de cada Missa celebrada, de cada oração que se faz em qualquer parte do mundo.

- Da união na Eucaristia, que é o antídoto da vida eterna; temos o direito de gozar, ainda nesta vida, da glória do céu!

- Da união no Matrimônio, que é uma santa e indissolúvel união entre o homem e a mulher, temos o direito de receber de Deus as graças atuais de que necessitamos HOJE para assegurar uma união feliz e frutuosa.

- Da união na oração, que é a elevação da mente e do coração a Deus; temos o dever de adorar, agradecer, pedir perdão e reparar e o direito de pedir as graças e os fatores de que necessitamos para nós e para os outros.


- É importante descobrir que: QUEM NOS UNIU FOI DEUS, e que o fato de estarmos unidos e buscarmos o ‘conhecimento de Deus’, já realizamos a vontade d’Ele sendo um com ELE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário