quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Sacrifício Verdadeiro

- Quem seria suficientemente louco para crer que Deus necessita dos sacrifícios que lhe são oferecidos?
- O culto que se presta a Deus beneficia o homem e não a Deus.
- Não é a fonte que se beneficia quando dela se bebe, nem a luz quando a vemos.
- Não há senão um modo de compreender os sacrifícios oferecidos por nossos pais: eles eram o sinal daquilo que se cumpria em nós mesmos, isto é, nossa adesão a Deus.
- O sacrifício visível é o sacramento ou sinal sagrado do sacrifício invisível.

- O verdadeiro sacrifício é tudo aquilo que fazemos para estar unidos a Deus, para estar em comunhão com Ele.
- O próprio homem, quando consagrado ao nome de Deus e vivendo para Deus, é um sacrifício. E também nosso corpo, quando, por Deus, nós o dominamos pela temperança, quando não nos oferecemos ao mal, é um sacrifício.
- É a isso que nos conclama o apóstolo Paulo:
“Exorto-vos, portanto, irmãos, pela misericórdia de Deus, a que ofereçais vossos corpos como hóstia viva, santa e agradável a Deus: esse é o vosso culto espiritual” Romanos 12, 1-2

- Dai deriva que todo o povo resgatado, isto é, a comunhão e a comunidade dos santos, é o sacrifício universal oferecido a Deus pelo sumo sacerdote, Ele que, em sua Paixão, se ofereceu a si mesmo por nós, para que nos tornássemos o seu corpo.
- Foi sua condição de homem que Ele ofereceu, é segundo essa condição humana que Ele é mediador, é nela que Ele é sacerdote, é nela que Ele é sacrifício.
- Eis portanto o sacrifício dos cristãos: todos juntos, um só corpo em Cristo. É esse o mistério que a Igreja celebra tão amiúde no sacramento do altar, onde lhe é mostrado que, naquilo que ela oferece, é ela que está sendo oferecida.

Santo Agostinho, Cidade de Deus X, 5-6

Nenhum comentário:

Postar um comentário