terça-feira, 29 de outubro de 2013

Quem não cresce, mingua

- Seria ilusão imaginar que quando nascemos para a Vida Natural e depois pelo Batismo para a Vida Sobrenatural, nasceríamos crescidos, amadurecidos e prontos para o que der e vier (CIC 1936).
- Quem pensasse assim ficaria decepcionado.

- Quando nascemos – VIDA NATURAL - já somos criaturas racionais, com as faculdades pelas quais somos incomparavelmente superiores a todas as coisas criadas. Estas faculdades da alma (Inteligência, memória, vontade), porém, estão no recém-nascido apenas de modo virtual, sujeitas à lei de um lento crescimento e amadurecimento.
- Para se atualizar, cada faculdade tem seu próprio tempo e dinamismo.
- Com intelecto, memória, vontade, afeto e livre arbítrio inteiramente normais, a criança só pouco a pouco será capaz de ter atos de inteligência e vontade. O processo dura muitos anos, sujeito a pacientes treinamentos, até chegar à maturidade e produzir frutos próprios.

- Na vida Cristã – VIDA SOBRENATURAL será parecido. Pelo Batismo nascemos de novo, do alto, pela água e pelo Espírito Santo. Mas nesta nova vida no Espírito não nascemos grandes e maduros.
- Recebemos virtualidades, faculdades, propriedades ou sementes que não estavam em nós segundo a ordem da criação. Foi-nos comunicada então a graça da filiação divina adotiva, da participação na natureza divina, chamada também Graça Santificante, com todo o cortejo de Virtudes Infusas e Dons do Espírito Santo (CIC 1803-1832).

- Como na Ordem da Criação/Vida Natural, ninguém vem ao mundo feito e já com aptidão de atuar de modo inteligente e livre, assim também na Ordem da Redenção/Vida Sobrenatural, ninguém nasce maduro e capaz de atuar como filho adotivo de Deus, enviado do Senhor Jesus e templo vivo do Espírito Santo.
- No Batismo recebemos o Espírito Santo como uma semente, que tem em si, a graça, mas que precisa ser atualizadas num penoso processo de crescimento.

- A vinda e ação do Paráclito em nós devem ser entendidas à luz da parábola do semeador em Mateus 13,3-30.
- Para poder desenvolver-se, a semente precisa de condições, sem as quais não será capaz de crescer e produzir fruto. Ai entra a formação recebida.
A semente é de excelente qualidade.
A diferença está no solo. E o solo somos nós.
1) “Todo aquele que ouve a Palavra do Reino e não a entende, vem o maligno e arrebata o que foi semeado no seu coração. Esse é o que foi semeado na beira do caminho.
2) O que foi semeado em lugares pedregosos é aquele que ouve a Palavra e a recebe imediatamente com alegria, mas não tem raiz em si mesmo, é de momento: quando surge uma tribulação ou uma perseguição por causa da Palavra, logo sucumbe.
3) O que foi semeado entre os espinhos é aquele que ouve a Palavra, mas os cuidados com do mundo e a sedução da riqueza sufocam a Palavra e ela se torna infrutífera.
4) O que foi semeado em terra boa é aquele que ouve a Palavra e a entende. Esse dá fruto, produzindo á razão de cem, de sessenta e de trinta”.

- Os cuidados com o mundo, a sedução das riquezas, os prazeres da vida, as ambições desmedidas, as dificuldades na caminhada, as tentações de todo tipo, tudo isso se opõe à germinação da semente, ao crescimento da planta, ao florescimento dos ramos e ao amadurecimento dos frutos.

- Quem se fechar à semeadura da semente (Palavra) da qual nascem os frutos do Paráclito, ou a arrancar de si, ou não se deixar guiar pelo Espírito, sentirá sem demora a brotação das obras da carne (conf. Gálatas 5, 16-21 e Mt 15,19).

Crescer juntos até a colheita
- Muitas vezes justificamos nossas atitudes e pensamentos perversos dizendo que “todo mundo” pratica ou pensa daquela forma, por isso, agimos ou pensamos assim; mas a resposta do Senhor é bem clara:
Deixai crescer juntos até a colheita. No tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ‘Arrancai primeiro o joio e ataio em feixes para ser queimado; quanto ao trigo, recolhei-o no meu celeiro’”. Mateus 13, 30

- Não desanimemos:
“Nós, porém, vos exortamos, irmãos, a progredir cada vez mais.” ITess 4, 10
“No mundo tereis tribulações, mas tende coragem: Eu venci o mundo.” “Esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé.” João 16, 33 e I João 5, 4
- Não atrasemos o nosso crescimento deixando que a Palavra de Salvação seja abafada por nossas misérias:
Os espinhos cresceram e a abafaram.” Mateus 13, 7
- O Senhor nos concedeu a vida para que sejamos Louvor de Sua Glória, em tudo dai graças:
“Bem e mal, vida e morte, pobreza e riqueza, tudo vem do Senhor.” Eclo 11,14
“Não digas: ‘É o Senhor que me faz pecar’,
                    porque Ele não faz aquilo que odeia.
Não digas: ‘É Ele que me faz errar’,
                  porque Ele não tem necessidade de um homem pecador.
- O Senhor odeia toda espécie de abominação e nenhuma é amável para os que a temem. Desde o principio Ele criou o homem e o abandonou nas mãos de sua própria decisão:
  • Se quiseres, observarás os mandamentos: a fidelidade está no fazer a Sua vontade.
- Ele colocou diante de ti o fogo e a agua;
  • para o que quiseres estenderás a tua mão.
- Diante dos homens está a vida e a morte;
  • ser-te-á dado o que preferires. Eclo 15, 11-17

Viver em estado de graça
“Começareis por purificar-vos com a contrição interior, desapegando-vos da iniquidade e desejando a virtude.
Sem essa predisposição, exigida na medida de vossas possibilidades como ramos unidos à Videira, que é Jesus, nada recebereis.” Diálogo 69; CIC 1431

- Manter-se puro:
“Quando o espírito impuro sai do homem*, perambula em lugares áridos, procurando repouso, mas não o encontrando, diz:
‘Voltarei para minha casa, de onde saí’. Chegando lá, encontra-a varrida e arrumada**. Diante disso, vai e toma outros sete espíritos piores do que ele, os quais vêm habitar aí. E com isso a condição final daquele homem torna-se pior do que antes.” Lucas 11, 24-26
* O ‘espírito impuro sai do homem’ significando que houve uma libertação através dos Sacramentos e da Palavra de Deus; a alma então fica em estado de graça.
** ‘encontra-a varrida e arrumada’ significa que houve uma limpeza, jogou-se fora tudo que não presta, porém, não preencheu o coração com o Senhorio de Jesus, seu estado foi transitório conforme as quatro circunstâncias explicadas na Parábola do Semeador em Mateus 13, 18-23.

Romper com o pecado
- Todo pecado por menor que seja nos leva a morte lentamente:
“Vós ainda não resististes até o sangue em vosso combate contra o pecado” Hb 12,4
- O pecado tem aparência de bem:
“O Espírito Santo nos faz discernir entre:
  • a provação, necessária ao crescimento do homem interior em vista de uma ‘virtude comprovada’;
  • e a tentação, que leva ao pecado e a morte.
Devemos também discernir entre ‘ser tentado’ e ‘consentir’ na tentação.
O discernimento desmascara a mentira da tentação:
  • Aparentemente, seu objeto é ‘bom, sedutor para a vista, agradável’(Gn 3,6), ao passo que, na realidade, seu fruto é a morte.” CIC 2847
- Toda circunstância pode gerar uma escravidão. Enquanto vivemos nesta peregrinação, vivemos momentos de muita luta interior e que pouco a pouco vamos vencendo ou não, depende da vontade: O que falta vencer?
  • Alcoolismo, Jogo, Sexo: desejo, filmes...
  • Ira: trânsito, relacionamentos...
  • Gula
  • Inveja, Maledicência
  • Julgamento precipitado
  • Fidelidade a Doutrina Católica
“Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas não me deixarei escravizar por coisa alguma.” ICorintios 6, 12
- Este equilíbrio emocional e psíquico faz-se necessário uma vez que não somos mais ignorantes da Palavra de Deus e que haveremos de prestar contas de tudo o que fazemos ou falamos.(conf. Atos 17, 30)

Ficamos na letargia até atingirmos a maturidade

- O exemplo de Zacarias é claro; pode nos faltar a confiança em Deus, mesmo sendo justos e praticando a religião; após o anuncio do anjo, vacilou: “Sou velho e minha esposa de idade avançada. Respondeu-lhe o anjo: Eis que ficarás mudo e sem poder falar até o dia em que isso acontecer, porquanto não creste em minhas palavras, que se cumprirão no tempo oportuno...Somente após o nascimento de João sua boca “abriu-se”. Lucas 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário