quinta-feira, 17 de abril de 2014

Liberdade de espírito (Santo Afonso)

8. Muitas pessoas inventam para si uma santidade conforme sua inclinação:
·         Quem é melancólico faz a santidade consistir no viver sozinho;
·          quem é ativo, em pregar e fazer reconciliações;
·         os de gênio austero, em fazer penitência e mortificações;
·         os de temperamento bondoso, em dar esmolas;
·         alguns em visitar santuários;
·         outros em fazer muitas orações vocais.
- Os atos externos são frutos do amor a Jesus Cristo. Mas, o verdadeiro amor consiste em nos conformar em tudo com a vontade de Deus, em renunciar a nós mesmos e em preferir que o que mais agrada a Deus, somente porque ele o merece.

            9. Há os que querem servir a Deus, mas em tal emprego, em tal lugar, com tais companheiros ou em tais circunstancias. Se assim não for, ou deixam o trabalho ou o fazem de má vontade. Essas pessoas não têm a liberdade de espírito; são escravas do amor próprio, ganhando pouco merecimento do que fazem. Vivem sempre inquietas porque, estando presas a própria vontade, o jugo de Cristo se lhes torna pesado.
Quem ama de verdade a Jesus Cristo, ama só o que lhe agrada, quando, onde e como ele quer; seja em trabalhos importantes ou em ocupações simples e humildes, numa vida distinta no mundo ou escondida e desprezada. Isso é o que exige o amor a Jesus Cristo.
Nisso devemos nos esforçar, combatendo as ambições do amor próprio que quereria ver-nos ocupados somente em trabalhos gloriosos ou de acordo com nossas inclinações. De que adianta ser neste mundo a pessoa mais honrada, mais rica, a maior de todas, sem a vontade de Deus?
- Dizia Henrique Suso: “Preferiria ser um mísero verme da terra por vontade de Deus, do que um anjo do céu por minha própria vontade”

            10. Jesus Cristo: “Muitos me dirão: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome, e em teu nome expulsamos os demônios, em teu nome fizemos muitos milagres?’ Mas o Senhor lhes responderá: ‘Nunca vos conheci, afastai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade’” Mt 7, 22-23. Retirai-vos, nunca vos reconheci por meus discípulos, porque preferistes a vossa inclinação e não aminha vontade.
- Isso se aplica especialmente aqueles sacerdotes que se gastam pela salvação e perfeição dos outros e, no entanto, vivem no pântano de suas próprias imperfeições.
- A santidade consiste:
1º.    Numa verdadeira renúncia de si mesmo;
2º.    Numa total mortificação das próprias paixões;
3º.    Numa perfeita conformidade com a vontade de Deus.
- Quem falha numa dessas virtudes, está fora do caminho da perfeição. Por isso, dizia um grande servo de Deus que era melhor colocar como finalidade das nossas ações a vontade de Deus, do que a sua glória. Pois, fazendo sua vontade, buscamos também a sua glória. Mas, propondo-nos a glória de Deus, muitas vezes nos enganamos fazendo a nossa vontade, com o pretexto da glória de Deus.
- S.Francisco Sales: “São muitos os que dizem ao Senhor: eu me dou todo a vós sem reservas; mas são poucos os que aceitam a prática desse abandono. Esse abandono consiste numa certa indiferença para receber qualquer acontecimento conforme a Divina Providência nos mandar, sejam aflições ou consolações, sejam desprezos e injurias ou honras e louvores.”

Amor no sofrimento
            11. Portanto, é só no sofrer e no abraçar com alegria as coisas desagradáveis e contrárias ao nosso amor próprio que se conhece quem ama de verdade a Jesus Cristo.
- Tomás Kempis: “Quem não está pronto a sofrer tudo pela pessoa amada e a seguir sempre sua vontade, não merece o nome de verdadeiro amigo”
- Corre velozmente para Deus que, de boa vontade, se conforma com a vontade divina em tudo.
- S.Tereza: “Que maior vantagem pode haver, do que ter alguma prova de que damos alegria a Deus”. Não podemos ter maior garantia de agradarmos a Deus, do que aceitando de boa vontade as cruzes mandadas por ele. O Senhor aceita de bom grado nossos agradecimentos pelos benefícios que nos fez neste mundo. Mas diz S.João Ávila que vale mais um ‘bendito seja deus’ nas contrariedades, do que seis mil agradecimentos na alegria.

            12. É preciso notar ainda, que não só devemos receber com resignação as provações vindas diretamente de Deus, tais como as doenças, a nossa limitação, a perda acidental de alguma coisa, mas também tudo o que nos vem indiretamente de Deus e diretamente dos homens: as perseguições, os roubos, as injurias. Na verdade, tudo nos vem de Deus.
            Certa vez o rei Davi foi injuriado por um súdito seu de nome Semei que o maltratou com palavras ofensivas e até com pedradas. Um dos seus soldados quis cortar a cabeça do atrevido, mas Davi observou a humildade: “Deixai-o maldizer; o Senhor lhe ordenou que maldissesse a Davi” IISam 16,10, isto é, Deus serve-se deste homem para castigar os meus pecados; por isso permite que me injurie assim.

            13. S.Maria Madalena Pazzi dizia que todas as nossas orações não devem ter outra finalidade a não ser alcançar de Deus a graça de seguir em tudo a sua santa vontade.
- Certas pessoas, ávidas de satisfações espirituais, nada mais fazem na sua oração do que procurar sentimentos agradáveis e ternos, para se deliciarem neles. As almas fortes e desejosas de pertencer só a Deus não lhe pedem senão luz para discernir sai vontade e força para a cumprir perfeitamente. Para alcançar a perfeição do amor, é necessário sujeitar em tudo nossa vontade a vontade de Deus.
- S.Francisco Sales: “Não penseis já ter chegado a perfeição que deveis possuir, enquanto vossa vontade não estiver completamente, mesmo nas coisas mais difíceis, submissa alegremente a vontade de Deus”
- S.Tereza: A entrega de nossa vontade a Deus o faz unir-se a nossa pequenez”
- Mas isso jamais poderá ser conseguido, senão através da oração mental ou meditação, e de súplicas contínuas a sua divina Majestade, com um verdadeiro desejo de ser todo, sem reservas, de Jesus cristo.

            14. Coração bondoso de meu Salvador, Coração apaixonado pelos homens, que nos amais cm tanta delicadeza;
Coração merecedor de reinar e de possuir todos os nossos corações. Quem me dera fazer todos compreenderem o amor que lhes tendes e a bondade que manifestais com aqueles que vos amam sem reservas!
- Jesus, dignai-vos aceitar a oferta e o sacrifício que hoje vos faço de toda a minha vontade. Fazei-me compreender o que desejais de mim; quero fazer tudo com a vossa graça.


A Prática de amor a Jesus Cristo Cap XIII– Santo Afonso Maria de Ligório

Nenhum comentário:

Postar um comentário