domingo, 6 de abril de 2014

Coração Vazio (Santo Afonso)

Coração Vazio
7. O amor de Deus entra e preenche um coração vazio de todo o afeto as criaturas.
- S.Tereza: “Afastai os olhos das más ocasiões e logo a alma se volta para Deus” É verdade, porque nenhuma pessoa pode viver sem amar; ou ama o Criador ou ama as criaturas. É preciso deixar tudo para ganhar tudo: “O todo pelo todo”
- S.Tereza enquanto alimentava certo afeto, honesto, para com um seu parente, não era ainda toda de Deus. Quando depois teve coragem e rompeu aquele laço, sentiu como se Jesus lhe dissesse: “Tereza, agora você é toda minha e eu sou todo seu”
- É pouco demais só um coração para amar a Deus que ama tanto e é tão capaz de ser amado, merecedor de um amor infinito. Como então ainda dividir este coração entre as criaturas e o Criador? O venerável Luis da Ponte envergonhava-se de dizer a Deus: Senhor, eu vos amo acima de tudo, mais do que as riquezas, honras, amigos, parentes. Parecia-lhe dizer a Deus: Senhor, eu vos amo mais do que o lodo, mais do que a fumaça, mais do que os vermes da terra”

            8. Deus é todo bondade para aqueles que o buscam: “O Senhor é bom para quem o procura”, isto é, para a pessoa que só deseja a Deus. Feliz perda e feliz conquista! Perder as coisas mundanas que não satisfazem o coração e acabam rapidamente, para conquistar a suma e eterna felicidade, Deus!
- Conta-se que um príncipe viu um homem piedoso num lugar deserto, como quem procura alguma coisa. Surpreendido de o ver assim vagando, perguntou-lhe quem ra e o que estava fazendo. Ele lhe respondeu:
            - E o Senhor, o que está fazendo neste deserto?
            - Eu? Eu amo a caça de animais.
            - Eu –respondeu-lhe o solitário- ando a caça de Deus.
- Dizendo isso, continuou para frente e seguiu o seu caminho.
- Este deve ser, ainda nesta vida, nosso único pensamento, nosso único propósito: procurar a Deus para amá-lo, conhecer sua vontade para cumpri-la, afastando do coração todo o afeto as criaturas.
- Quando se apresentar diante de nós algum bem da terra para atrair nosso amor, estejamos prontos para lhe dizer: “Renunciei, por amor a Jesus Cristo, a todas as grandezas deste mundo e a todas as suas ilusões. O que são todas as dignidades e grandezas deste mundo, senão fumaça, lodo e vaidade que desaparecem com a morte? Feliz daquele que pode dizer: “Jesus, deixei tudo por seu amor. Você é o meu tudo, só você me basta.”

Amor que purifica
            9. Quando o amor de Deus se apossa totalmente de uma pessoa, ela –ajudada pela graça- procura por si mesma desfazer-se de todas as coisas que lhe dificultam ser inteiramente de Deus.
- S.Francisco Sales diz que quando uma casa esta em chamas, jogam-se pela janela todos os móveis. Quando alguém se dá inteiramente a Cristo, procura desprender-se de todo o apego as coisas da terra, sem precisar das exortações dos padres quando pregam ou confessam.
- Pe.Segneri Jr dizia que o amor de Deus é um ladrão que nos tira tudo, para só nos fazer possuir Deus. Certo homem tinha renunciado a seus bens e era pobre por amor de Jesus Cristo. Perguntou-lhe, então, um amigo como se tinha reduzido a tamanha pobreza. Ele tirou do bolso o livro do Evangelho e lhe disse: “Aqui está, isto é que me despojou de tudo”.
- “Se um homem der todas as riquezas de sua casa por amor, ele as desprezará como se não tivesse dado nada” Realmente quando alguém coloca toda a sua afeição em Deus, despreza tudo: riquezas, prazeres, dignidades, autoridade, reinos, não querendo nada senão a Deus. Diz e repete sempre: “Meu Deus, só a vós quero e nada mais”
- S.Francisco Sales: “O amor puro de Deus consome tudo o que não é de Deus para transformar tudo nele, pois tudo o que faz por amor de Deus é amor”

            10. “O Rei introduziu-me na adega de vinho e ordenou em mim a caridade” Esta adega de vinho, explica S.Tereza, é a amizade de Deus que, tomando conta de um coração, o faz ficar fora de si, esquecido de todas as criaturas.
- Um homem embriagado é como um morto nos sentidos, não vê, não ouve, não fala. Uma alma embriagada de Deus é também assim: quase não sente as coisas do mundo, não quer pensar nem falar senão de Deus, não tem outro interesse senão amar e agradar a Deus. No livro dos Cânticos, o Senhor ordena que não se acorde sua esposa que está dormindo: “Eu vos suplico... não perturbeis o descanso de minha amada, nem a façais despertar” Ct 2,7 Este sono feliz, explica S.Basilio, experimentado pelas almas esposas de Jesus Cristo não é outra coisas “Senão o esquecimento completo de tudo” é o esquecimento virtuoso e voluntário de todas as criaturas para pensar só em Deus e poder dizer: “Meu Deus e Meu Tudo”

A vocação
            12. Tratando-se da escolha de nossa vocação, não somos obrigados a obedecer a nossos pais. Se um jovem é chamado a vida religiosa e seus pais se opõem, é obrigado a obedecer a Deus e não aos pais que, por interesse ou motivos particulares, prejudicam seu bem espiritual. “Frequentemente, os parentes impedem a perfeição espiritual”, preferem até que os filhos se percam a deixarem a sua casa.

            13. Nesse assunto, como é estranho ver certos pais e mães, mesmo tementes a Deus, mas enlouquecidos pela paixão, se esforçarem por impedir a vocação religiosa de seus filhos. Não deixam de empregar todos os meios para isso. A não ser em algum caso raríssimo, eles não podem se isentar de um pecado mortal. Mas dirá alguém:
- Então, se esse jovem não se fizer religioso, não pode se salvar? Sendo assim, todas as pessoas que ficam no mundo se condenam?
Respondo:
- Aqueles que não são chamados por Deus a vida religiosa, salvar-se-ão no mundo, cumprindo as obrigações de sua vocação. Mas os que são chamados e não obedecem a Deus, poderiam sim, salvar-se, mas dificilmente se salvarão. Isto porque lhes faltarão aqueles auxílios especiais que o Senhor lhes tinha preparado na vocação religiosa. Sem esses auxílios não conseguirão salvar-se. Diz o teólogo Habert que quem não obedece a vocação de Deus, fica na Igreja como um membro fora do seu lugar. Dificilmente poderá cumprir sua missão e, portanto, alcançar a salvação:
“Não poderá, sem grandes dificuldades, cuidar da sua salvação” e conclui: “Ainda que absolutamente possa se salvar, contudo, dificilmente tomará o caminho do céu e usará dos meios da salvação.

A Prática de amor a Jesus Cristo Cap XI– Santo Afonso Maria de Ligório

Sequência da postagem “Desprendimento”

Nenhum comentário:

Postar um comentário