domingo, 2 de março de 2014

Tibieza

Quem ama a Jesus Cristo,
foge da tibieza, ama a perfeição e os meios de alcança-la
1. S.Gregório, ao explicar essa frase, diz que a caridade, que só se ocupa como amor a Deus, rejeita tudo o que não é correto e santo.
- A caridade é o laço que junta a alma as virtudes mais perfeitas:
“Revesti-vos da caridade que é vinculo da perfeição” Cl 3,4
- A caridade ama a perfeição e por isso detesta a tibieza; algumas pessoas servem a Deus na tibieza com grande perigo de perder a caridade, a graça divina, a alma e tudo.

A tibieza
            2. Há duas espécies de tibieza, uma evitável outra inevitável. A tibieza inevitável é aquela da qual nem os santos estão livres. Ela abrange todas as faltas cometidas sem plena deliberação, mas só pela nossa fragilidade humana:
·         distrações na oração, perturbações interiores, palavras inúteis, vã curiosidade, desejo de se mostrar, gosto no comer e beber, movimentos de sensualidade não controlados prontamente, e tantos outros.
- Essas faltas, devemos evita-las quando pudermos; mas devido a fraqueza de nossa natureza humana, corrompida pelo pecado, é impossível evita-las todas. Devemos, sim, nos arrepender quando fazemos estes pecados, pois desgostam a Deus, mas não devemos nos perturbar por causa delas.
- S.Francisco Sales: “Todos os pensamentos que nos trazem inquietação não são de Deus, príncipe da paz, mas nascem sempre ou do demônio ou do amor próprio ou da estima de nós mesmos.”
            3. Portanto, é preciso nos afastar logo e não fazer caso desses pensamentos que nos inquietam. As faltas irrefletidas, feitas sem querer, também sem querer se apagam. Basta para isso um ato de arrependimento ou um ato de amor. Certa monja beneditina fala de uma chama de fogo, na qual, se jogarmos palhas, tornam-se cinzas. Com tal figura, ela queria explicar como um ato fervoroso de amor a Deus destrói todas as faltas em nossa alma. Esse mesmo efeito produz a sagrada comunhão, chamada ‘remédio’ que nos preserva dos pecados de cada dia. Essas faltas não deixam de ser faltas, mas não impedem nossa santificação, isto é, o caminhar para a perfeição; nesta vida ninguém chega perfeição, antes de entrar no céu.

Tibieza evitável
4. A tibieza, que impede nossa santificação, é aquela que chamamos de evitável: cometer pecados veniais refletidos.
- Todos esses pecados cometidos de olhos abertos, bem que podemos evita-los em nossa vida, com a graça de Deus.
- S.Tereza: “Que Deus nos livre dos pecados deliberados, por pequeno que seja.”; “Esses pecados são como vermes que não se deixam conhecer enquanto não roerem as virtudes em nós... Com as coisas pequenas o demônio vai abrindo buracos onde entram as coisas grandes.” Por exemplo:
·         mentiras voluntárias, pequenas murmurações, imprecações, ressentimentos, caçoar do próximo, palavras picantes, vaidade, antipatias nutridas no coração, afeição desordenada a pessoas do outro sexo.
5. Por isso devemos recear cometer tais pecados deliberados. Por causa deles, Deus diminui as luzes mais claras no coração, seu socorro mais forte, e nos tira o consolo espiritual da alma. Por isso é que uma pessoa faz contrariada e com muito custo os atos de piedade. Depois começa a deixar a oração, a comunhão, as visitas a Jesus Eucaristia, as devoções; finalmente deixará tudo como já tem acontecido muitas vezes a tantas pessoas infelizes.
6. É o que significa aquela ameaça feita pelo Senhor as pessoas tíbias: “Não és frio nem quente, oxalá fosses frio ou quente! Porque és morno, nem frio nem quente, estou para te vomitar da minha boca” AP 3,15
- Notemos bem: “oxalá fosses frio!” Como? É melhor ser frio, isto é, despojado da graça de Deus do que ser desleixado? É verdade; de certo modo é melhor ser frio, porque quem é frio pode mais facilmente corrigir-se tocado pelo remorso da consciência. A pessoa tíbia espiritualmente acostuma-se a ficar dormindo nas suas faltas, não pensa nos eu mal, não pensa em se emendar, e assim a sua cura se torna quase desesperada.
- S.Gregório: “A tibieza que deixou o fervor, cai no desespero.”
- Pe.Luís da Ponte dizia que, em sua vida, tinha cometido muitas falas, mas que nunca tinha feito as pazes com elas.
- Algumas pessoas fazem as pazes com suas faltas. A ruina vem daí, principalmente quando a falta se junta com alguma paixão de apego a si mesmo, desejo de se mostrar, de ajuntar dinheiro, ódio ao próximo ou um afeto desordenado a uma pessoa do outro sexo.
- S.Francisco Assis: “Então a um perigo de que os cabelos dessa pessoa tornem-se para ela laços que a arrastam para o inferno.” Pelo menos, ela não se tornará santa e perderá o prêmio para ela preparado por Deus, se tivesse sido fiel a graça. Um passarinho quando é solto do laço, logo voa livremente; a pessoa quando está livre de todo apego deste mundo, voa depressa para Deus. Mas, se estiver presa, qualquer pequeno fio bastará para impedi-la de caminhar para Deus. Quantas almas não se fazem santas, porque não se esforçam para se desprenderem de certas afeições passageiras!
7. Todo o mal vem do pouco amor que se tem a Jesus Cristo. Aqueles que estão cheios de si mesmo; os que se irritam com tudo que é contrário aos seus caprichos; os tolerantes consigo mesmos por medo de perderem a saúde; aqueles que têm o coração aberto para as coisas externas e o espírito sempre distraído pela ânsia de ouvir e saber tanta coisa alheia ao serviço de Deus e que servem somente para contentar a própria vontade; os que se ressentem com a menor desatenção que julgam ter recebido de alguém, perturbam-se facilmente, deixam a oração e o recolhimento; ora muito devotos e alegres, ora tristes e impacientes, conforme as coisas acontecem de acordo ou contra sua vontade; todas essas pessoas não amam, ou amam muito pouco a Jesus Cristo e desacreditam a verdadeira piedade cristã.

Deixar a Tibieza
            8. O que deve fazer quem se encontra neste lastimável estado de tibieza? De fato, é uma coisa bem difícil que uma pessoa recupere a antiga piedade? O que não podem os homens, Deus pode muito bem: “O que é impossível aos homens, é possível a Deus” Quem reza e usa dos meios necessários alcançará tudo quanto deseja.
- Os meios para deixar a tibieza e caminhar na perfeição são cinco:
·         o desejo de perfeição,
·         a decisão de alcança-la,
·          a meditação,
·         a comunhão frequente,
·         a oração.


A Prática de amor a Jesus Cristo Cap VIII– Santo Afonso Maria de Ligório

Nenhum comentário:

Postar um comentário