quarta-feira, 5 de março de 2014

Meditação

Sequencia da postagem “Ser de Deus”
A meditação
            18. O terceiro meio para se tornar santo é a meditação.
- João Gerson diz: que quem não medita as verdades eternas não pode, a não ser por milagre, viver como cristão. A razão é que, sem meditação, não há luz e se caminha na escuridão. As verdades de fé não se enxergam com os olhos do corpo, mas com os olhos d alma, quando nosso espírito as medita. Quem não faz meditação sobre as verdades eternas, não pode vê-las e por isso ando no escuro, facilmente se apega as coisas sensíveis e por causa delas despreza os bens eternos.
- S.Tereza: “Embora pareça que não há imperfeições em nós, descobrimos grande numero delas, quando Deus faz ver o nosso intimo, o que ele costuma fazer na meditação”.
- S.Bernardo: Quem não medita, não julga com severidade a si mesmo, porque não se conhece. A oração controla nossos afetos e dirige nossos atos para Deus; mas sem oração, os afetos de nossa alma se apegam a terra, nossas ações acompanham os afetos e assim tudo acaba em desordem.

            19. É impressionante o que se lê na vida da venerável irmã Maria Crucifixa. Quando rezava, como que ouviu um demônio gloriar-se de ter feito uma religiosa deixar a meditação. Em espírito viu que, após essa falta, o demônio tentava a religiosa a cometer uma falta grave e ela já estava para consentir. Correndo depressa, chamou-lhe atenção e livrou-a da queda.
- S.Tereza: Quem deixa a meditação, em pouco tempo se torna um animal ou um demônio.

            20. Quem abandona a meditação, portanto, deixará de amar a Jesus Cristo. A meditação é a fornalha onde se acende e se conserva o fogo do amor a Deus.
- S.Catarina Bolonha: Quem não medita muito fica sem o laço de união com Deus. Nessa situação não será difícil para o demônio, encontrando a pessoa fria no amor de Deus, leva-la a se alimentar com uma fruta envenenada.
- S.Tereza: Quem persevera na meditação, mesmo que o demônio a tente de muitas maneiras tenho certeza que o Senhor a levará ao porto da salvação... Quem não para no caminho da meditação, chegará ainda que tarde.
- O demônio se esforça muito em afastar a pessoa da meditação porque
“ele sabe que as pessoas perseverantes na oração estão perdidas para ele”
- Quantos bens se conseguem na meditação! Dela nascem os bons pensamentos, manifestam-se nossos piedosos afetos, desenvolvem-se os grandes DESEJOS, tomam-se as resoluções firmes de se dar inteiramente a Deus. Dessa maneira, a pessoa lhe sacrifica os prazeres terrenos e todos os DESEJOS desordenados.
- S.Luis Gonzada: “Não existirá muita perfeição, se não existir muita meditação.” Reparem bem nesta frase as pessoas que amam a perfeição!

As consolações espirituais
            21. Não se deve rezar para sentir a consolação do amor de Deus. Quem reza com esta finalidade, perderá seu tempo ou tirará pouco proveito. Devemos rezar somente para agradar a Deus, isto é, para conhecer o que Deus quer de nós e lhe pedir sua ajuda para cumprir sua vontade.
“Carregar a cruz sem consolações faz a alma voar até a perfeição”
- A oração sem consolações sensíveis torna-se mais frutuosa para a alma. Pobre pessoa que deixa a oração só porque não sente gosto nela!
- S.Tereza: Quem deixa a oração, é como jogar-se no inferno por si mesmo, sem necessidade dos demônios.

            22. Nasce da oração a gente sempre pensar em Deus.
- S.Tereza: Quem ama de verdade, sempre se lembra da pessoa a quem ama. Esta é a causa porque as pessoas piedosas falam sempre de Deus, sabendo o quanto agrada a Deus falar d’Ele e de seu amor por nós. É também assim que procuram comunicar aos outros aquele mesmo amor que invade seus corações. “Nas conversas dos filhos de Deus sempre está presente Jesus Cristo, agradando-lhe muito que se alegrem nele”
            23. Da oração nasce ainda o DESEJO de conservar o recolhimento interior nas ocupações externas e necessárias. Disse ‘ocupações necessárias’, isto é, seja por causa da direção da família, seja por causa dos próprios deveres, ou dos trabalhos exigidos pela obediência. Mesmo assim, as pessoas de oração devem amar a solidão e não se dissipar em ocupações extravagantes e inúteis; do contrário perderão o espírito de recolhimento, este grande meio de manter a união com Deus: “És um jardim fechado, minha irmã, minha esposa”. Nossa alma, esposa de Jesus Cristo, deve ser um jardim fechado a todas as criaturas, não admitindo outros pensamentos e ocupações que não sejam de Deus ou para Deus. Os corações dissipados não se tornam santos.
- Os santos que se dedicam a conquistar pessoas para Deus, não perdem o recolhimento mesmo entre as canseiras da pregação, do ouvir confissões, do reconciliar os inimigos, do assistir os doentes. O mesmo acontece com aqueles que se dedicam ao estudo. Quantos estudam muito e se esforçam para se tornar sábios e acabam não se tornando nem sábios nem santos. A verdadeira sabedoria é a sabedoria dos santos: saber amar a Jesus Cristo. P amor de Deus traz consigo a ciência e todos os bens; “Com ela me vieram todos os bens” Sab7,11, isto é, com a caridade.
- S.João Berchmans tinha uma paixão extraordinária pelo estudo, mas, com sua virtude, não deixou que os estudos dificultassem o seu crescimento espiritual.
- S.Paulo: Digo a todos que estão entre vós, que não saibam mais do que convém saber, mas que saibam com sobriedade...” Rm 12,3 quem deixa a oração por causa do estudo não busca a Deus, mas a si mesmo. Quem procura a Deus, larga o estudo oportunamente para não deixar a oração.

Meditação e Oração
            24. O maior mal, além disso, é que sem meditação não se reza. Em outras obras espirituais já falei da necessidade de rezar, especialmente num livrinho a parte, intitulado: “O grande meio da oração” neste capitulo direi rapidamente mais alguma coisa.
- Bispo João Palafox: Como podemos conservar a caridade, se Deus não nos dá a perseverança?
·         Como o Senhor nos dará a perseverança, se não a pedimos?
·         Como a pediremos sem oração?
Sem oração não existe comunicação com Deus, para se manter a vida cristã. De fato, quem não faz meditação enxerga pouco as necessidades de sua alma, não conhece bem os perigos a que se expõe para se salvar, nem os meios que deve usar para vencer as tentações. Assim, conhecendo pouco a necessidade da oração, deixará de rezar e certamente se perderá.

            25. Quanto ao que meditar, não há assunto, mais útil do que as verdades da vida: a morte, o julgamento, o inferno e o céu.
- Devemos meditar especialmente na morte, imaginando estarmos para morrer numa cama, com o crucifixo nas mãos e próximos a entrar na eternidade. Mas, principalmente para quem ama a Jesus Cristo e DESEJA crescer no seu santo amor, não existe meditação mais útil do que a Paixão do Redentor. O calvário é a montanha das pessoas que amam. Quem ama a Jesus Cristo sempre faz sua meditação sobre esta montanha, onde não se respira outro ar senão o amor de Deus.
- Vendo um Deus que morre por nosso amor e porque nos ama –amou-nos e se entregou por nós- é impossível não o amar intensamente. Das chagas de Jesus Crucificado saem continuamente flechas de amor que ferem os corações mais duros. Feliz aquele que faz continuamente nesta vida a sua meditação sobre o monte Calvário! Montanha feliz, amável, querida, quem se afastará de ti? Desprendendo fogo, abrasas as pessoas qie moram permanentemente sobre ti!


A Prática de amor a Jesus Cristo Cap VIII– Santo Afonso Maria de Ligório

Nenhum comentário:

Postar um comentário