domingo, 5 de janeiro de 2014

Misericórdia e Justiça

Justiça, misericórdia e fidelidade
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, que pagais o dízimo da hortelã, do coentro e do cominho, mas omitis as coisas mais importantes da lei:
  • a justiça,
  • a misericórdia e
  • a fidelidade.
Importava praticar estas coisas, mas sem omitir aquelas.
Condutores cegos, que coais o mosquito e tragais o camelo!
Mateus 23, 23-24

Misericórdia e Justiça
- Nosso corpo possui uma Lei perversa que continuamente luta contra o espírito.
- Minha filha, a Providência jamais faltará para quem a deseja, isto é, para quem espera em mim com perfeição.
- Refiro-me as pessoas que realmente me imploram no amor e na luz da fé, e não apenas com palavras.
- Quem me suplica só com palavras: “Senhor, Senhor” jamais experimentará Minha Divindade, Minha Providência.
Não os reconheço.
- Quem me invoca sem (a prática das) virtudes,
só reconheço pela justiça, não pela misericórdia.

- Afirmo-te, pois, que Minha Providência não falha em favor dos que esperam em mim.
- Quero, porém, que te dirijas a mim na paciência; desejo ajudar essas pessoas e todos os que criei a minha imagem e semelhança, num grande ato de amor.
- Não reconheço os que me imploram:
  • Sem a prática das virtudes;
  • Sem a vivência da Justiça.
- Eu te garanto:
  • Jamais faltará minha providência para quem nela espera.
  • Somente estará ausente para os que se desesperam ou confiam em si mesmos.
(O Diálogo-Santa Catarina de Sena, pg304; 405)

Dia da Justiça
- Escreve isto: Antes de vir como Justo Juiz, venho como Rei da Misericórdia.
- Antes de vir o dia da justiça, nos céus será dado aos homens este sinal:
Apagar-se-á toda a luz no céu e haverá uma grande escuridão sobre a terra. Então aparecerá o sinal da Cruz no céu, e dos orifícios onde foram pregados as mãos e os pés do Salvador sairão grandes luzes, que, por algum tempo, iluminarão a Terra.
- Isto acontecerá antes pouco antes do último dia.
Ó Sangue e Água que jorrastes do Coração de Jesus, como fonte de misericórdia para nós,
eu confio em Vós!
O Diário-Santa Faustina §83

Misericórdia e Justiça
- Sabendo que Deus é Justiça, mas também Misericórdia, o Profeta Jeremias clamou o quanto pôde por seus irmãos, até que Deus o proibiu de interceder por eles:
“Quanto a ti, não intercedas por esse povo. Não ergas em favor deles queixas ou súplicas e não insistas junto a Mim, porque não te escutarei. Não vês o que faz eles nas cidades? Os filhos juntam lenha, os pais acendem o fogo e as mulheres sovam a massa para fazer tortas destinadas à rainha do céu, depois fazem libações a deuses estranhos, o que provoca a Minha ira. Eles se firmam na falsidade e recusam converter-se. Ninguém se arrepende de sua maldade...” Jr 7, 16-18; 8, 5-6.
- Nem o Rei nem o povo quis ‘escutar’ a voz de Deus pela boca do Profeta. A história diz o trágico fim de Jerusalém por sua ‘desobediência’ a Palavra de Deus. Jr 39

- Deus é Misericórdia no sentido de proteger e guardar aqueles que lhe ‘obedecem’ e seguem os ‘caminhos’ que Ele indica, pois Ele sabe melhor que nós mesmos o que é ideal para nossa vida.

- Deus se torna Justiça no sentido de deixar os ‘desobedientes’ em sua auto-suficiência para conhecerem o certo e o errado, a luz e as trevas, a vida e a morte.
- Portanto, a Misericórdia e Justiça Divinas, não se anulam, não são opostas, mas se complementam. Poderíamos definir que a Misericórdia de Deus age para os ‘obedientes’; e a Justiça é consequência das escolhas dos ‘desobedientes’.
“Aquele que caminha na justiça e só fala a verdade, que se recusa a ficar rico com a exploração, que esconde a mão para não aceitar suborno, que tapa os ouvidos para não ouvir proposta assassina, que fecha os olhos para não apoiar a injustiça; este habitará nas alturas, os lugares inacessíveis dos rochedos serão o seu refugio. O pão de que necessita lhe será dado, e a água para a sua subsistência lhe será assegurada.” Isaias 33, 15-16
- Não reconheço os que me imploram:
  • Sem a prática das virtudes;
  • Sem a vivência da Justiça.
- Eu te garanto:
  • Jamais faltará minha providência para quem nela espera.
  • Somente estará ausente para os que se desesperam ou confiam em si mesmos. (O Diálogo-Santa Catarina de Sena, pg304)
- Outra face da Misericórdia e da Justiça seria a ação daquele que ‘escuta’ a Palavra de Deus e a põe em prática, este é um homem sensato; diferente daquele que ‘escuta’ a Palavra de Deus e não as pratica, este homem é comparado a um insensato, com certeza colherá os frutos de suas escolhas. Mateus 7, 24-27
- Onde encontrar a Misericórdia de Deus?
Em Sua Palavra.
- Onde está Sua Palavra Senhor?
Na Igreja.

“Minha filha (o), medita sobre a vida divina que está contida na Igreja, para a salvação e a santificação da tua alma. Reflete sobre como estás aproveitando estes tesouros de graças, estes esforços do Meu amor.”
(O Diário-Santa Faustina §1758)


Oremos: “Senhor, abre meus olhos para eu contemplar as maravilhas que vêm de tua Lei. Eu sou um estrangeiro na terra, não escondas de mim teus mandamentos. Minha alma se consome desejando tuas normas todo o tempo. Eu escolhi o caminho da verdade, e me conformo ás tuas normas. Ensina-me o bom senso e o saber, pois eu creio nos teus mandamentos.” Salmo 118

Nenhum comentário:

Postar um comentário