segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Jesus tinha irmãos?


- Os habitantes de Nazaré, falando sobre Jesus, diziam:
“Este é o Filho do carpinteiro, sua mãe é Maria, é irmão de Tiago, José, Simão e Judas, e suas irmãs vivem aqui entre nós” Mt 13,55-56
- Outro texto diz:
“Um dia Jesus estava pregando e os que estavam sentados ao redor dele lhe disseram: Tua Mãe e teus irmãos estão ai fora e te procuram” Mc 3,32

- Os que não conhecem bem a Bíblia tiram desses textos a precipitada e errônea conclusão de que Maria teve mais filhos e que por tal motivo não pode ter ficado virgem, como os católicos acreditam.
- Muitas Igrejas pregam desta forma, ao que parece, não por amor a verdade, mas simplesmente para desorientar os católicos e para que o povo simples abandone a verdadeira fé em Cristo, em sua Igreja e na Virgem Maria.

Irmãos e irmãs no sentido Bíblico
- É verdade que nos evangelhos fala-se dos irmãos e irmãs de Jesus. Mas isso não quer dizer que sejam irmãos de sangue de Jesus, ou filhos e filhas da Virgem Maria.
- Na época de Jesus, falava-se o idioma Aramaico, e nas línguas Aramaica e Hebraica, usava-se a mesma palavra para expressar os distintos graus de parentesco próximo como: irmão, primo, tio, sobrinho, primo segundo...
E para indicar esses graus de parentesco, simplesmente usavam a palavra irmão ou irmã.
- Na Bíblia não se usam as palavras ‘tio’ ou ‘sobrinho’, mas são chamados de irmãos os que descendem de um mesmo avô.
- Na Bíblia usam-se várias linguagens para se evitar confusões: tratando-se de irmãos verdadeiros, filhos de uma mesma mãe, usavam-se a expressão: “Tua mãe e os filhos da tua mãe”.
Essa era a única forma correta de se expressar.
- Em Mateus 16,17 usa-se a expressão “Simão, filho de Jonas”, para dizer que o pai de Simão é Jonas.
- Em nenhum lugar do Evangelho fala-se dos irmãos de Jesus em sentido exato, como “filhos de Maria”. Portanto, na Bíblia não aparece nenhum irmão de Jesus segundo a carne.


Quem são esses ‘irmãos’ de Jesus?
- A Bíblia menciona quatro “irmãos” de Jesus: Tiago ou Jacó, José, Simão e Judas Mt 13,55-56
- A Mãe do Apóstolo Tiago, o Menor, se chama Maria, e esta Maria, Mãe de Tiago e José, estava junto à cruz de Jesus Mc 15,40 e era “irmã de Maria, a Mãe de Jesus” Jo 19,25 e tia de Jesus. O evangelista a chama de Maria de Cléofas Jo 19,25.
Resumindo:
     José + Maria  = Jesus.
Cleofas + Maria = Tiago, José, Simão e Judas.
- Destes quatro primos-irmãos de Jesus, dois deles eram também apóstolos: Tiago e Judas.

Família de Deus
- Tornar-se discípulo e irmão de Jesus é aceitar o convite de pertencer à Família de Deus, de viver conforme a sua maneira de viver:

“Aquele que fizer a vontade de meu Pai que está nos Céus,
esse é meu irmão, irmã e mãe” Mt 12,50

- Cristo está no centro da reconciliação dos homens na "família de Deus".
 - Convoca-os junto a si por sua palavra, por seus sinais que manifestam o reino de Deus, e pelo envio de seus discípulos.
- Realizar a vinda de seu Reino, sobretudo pelo grande mistério de sua Páscoa: sua morte na Cruz e sua Ressurreição.
"E eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a mim" (Jo 12,32).
A esta união com Cristo são chamados todos os homens. CIC 542

- Jesus, "embora fosse Filho, aprendeu, contudo, a obediência pelo sofrimento" (Hb 5,8).
- Com maior razão, nós, criaturas e pecadores, que nos tornamos nele filhos adotivos, pedimos ao nosso Pai que una nossa vontade à de seu Filho para realizar sua Vontade, seu plano de salvação para a vida do mundo.
- Somos radicalmente incapazes de fazê-lo; mas, unidos a Jesus e com a força de seu Espírito Santo, podemos entregar-lhe nossa vontade e decidir-nos a escolher o que seu Filho sempre escolheu: fazer o que agrada ao Pai.
 CIC 2825
Que todos sejam um
- O Concílio Vaticano II nos recorda que Cristo, antes de oferecer-se a si mesmo na Cruz, como vitima imaculada, orou ao Pai pelos crentes dizendo:
Que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti.
E para que também eles estejam em nós,
a fim de que o mundo acredite que tu me enviaste” Jo 17,21
Jesus instituiu em sua Igreja o admirável Sacramento da Eucaristia, por meio do qual significa e se realiza a unidade da Igreja.

- Jesus, depois de sua Ressurreição, enviou o Espírito Santo que tinha prometido, e por meio do qual chamou e congregou o povo da Nova Aliança, que é a Igreja, na unidade da fé, da esperança e da caridade, como ensina o Apóstolo: “Um só Senhor, uma só fé, um só Batismo” Ef 4,5
- Jesus Cristo confiou aos doze apóstolos o oficio de ensinar, de reger e de santificar na unidade Igreja até o fim dos tempos Mt 18,18.
E os sucessores dos apóstolos são hoje o Papa e os Bispos.

- Entre os doze apóstolos, Jesus destacou especialmente Pedro, sobre o qual determinou edificar sua Igreja, depois de exigir-lhe a profissão de fé.
A ele prometeu as chaves do Reino dos Céus, e prévia manifestação de seu amor; confiou-lhe seu rebanho para que o confirmasse na fé e o apascentasse na perfeita unidade, reservando-se ser Ele mesmo a Pedra fundamental e o Pastor de nossas almas Mt 16,19; 18, 18; Lc 22,32.

- A Igreja é una por sua fonte: "Deste mistério, o modelo supremo e o princípio é a unidade de um só Deus na Trindade de Pessoas, Pai e Filho no Espírito Santo".

- A Igreja é una por seu Fundador: "Pois o próprio Filho encarnado, príncipe da paz, por sua cruz reconciliou todos os homens com Deus, restabelecendo a união de todos em um só Povo, em um só Corpo".

- A Igreja é una por sua "alma": "O Espírito Santo que habita nos crentes, que plenifica e rege toda a Igreja, realiza esta admirável comunhão dos fiéis e os une tão intimamente em Cristo, que ele é o princípio de Unidade da Igreja".

Portanto, é da própria essência da Igreja ser una. CIC 813

Nenhum comentário:

Postar um comentário