quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Ave Maria


A oração da Ave Maria e o Rosário
- Poucos cristãos, embora esclarecidos, desconhecem o valor, o mérito, a excelência e a necessidade da oração da Ave Maria.
- Foi preciso que a Santíssima Virgem aparecesse repetidas vezes a grandes santos muito esclarecidos, como São Domingos, São João Capistrano, o bem aventurado Alano da Rocha (e no século presente, a tantos outros), para lhes mostrar o mérito desta oração.
- Compuseram grossos volumes sobre as maravilhas da sua eficácia na conversão das almas. Pregaram e publicaram que:
Tendo a salvação do mundo começado pela Ave Maria (Lucas 1, 28);
a salvação de cada alma está ligada a esta oração.
- Foi esta oração que fez dar a terra seca e estéril o fruto da vida-Jesus Cristo, e é esta mesma oração que, rezada com devoção, deve fazer germinar nas nossas almas a Palavra de Deus, e fazer brotar o fruto da vida, que é Jesus Cristo.
- Disseram ainda que a Ave Maria é um celeste orvalho que rega a terra, isto é, a alma, para lhe fazer produzir fruto ao seu tempo. E a alma que não for regada por esta oração ou orvalho celeste não dará fruto, mas apenas sarças e espinhos, não estando longe de ser amaldiçoada.
- Eis o que a Santíssima Virgem revelou ao Bem-aventurado Alano da Rocha, conforme é referido no seu livro “De dignitate Rosarii”, e depois citado por Cartagena:
“Fica sabendo, meu filho, e fá-lo saber a todos, que um sinal provável e próximo de condenação eterna é ter aversão, tibieza e negligência em rezar a Saudação Angélica, que salvou todo o mundo”
- Palavras tão consoladoras quão terríveis, que dificilmente se acreditariam se não tivéssemos esse santo por garantia e, antes dele, São Domingos, e depois muitos outros grandes personagens, com a experiência de muitos séculos.
- Efetivamente, sempre se verificou que os que trazem o sinal da condenação, como todos os hereges, os ímpios, os orgulhosos e os mundanos odeiam e desprezam a Ave Maria e o Terço.
- Os hereges ainda aprendem e rezam o Pai-Nosso, mas não a Ave Maria, nem o Terço. Têm-lhes horror; prefeririam trazer consigo uma serpente a um Terço. Os orgulhosos, embora católicos, como têm as mesmas inclinações que seu pai lúcifer, também desprezam ou votam indiferença a Ave Maria, considerando o Terço como uma devoção para efeminados, própria para ignorantes e analfabetos.
- Pelo contrário, a experiência tem mostrado que aqueles e aquelas que apresentam grandes sinais de predestinação amam, saboreiam e rezam com prazer a Ave Maria, e que quanto mais são de Deus, tanto mais gostam desta oração. Foi o que disse a Santíssima Virgem ao bem-aventurado Alano, depois das palavras que acabo de citar.

- Não sei como isto se faz nem por que, mas não deixa de ser uma realidade: não tenho melhor segredo para conhecer se uma pessoa é de Deus, do que ver se ela gosta de rezar a Ave Maria e o Terço. E digo gosta, porque pode acontecer que uma pessoa esteja na impossibilidade natural ou mesmo sobrenatural de a rezar, mas sempre gosta e a inspira aos outros.

- Almas predestinadas, escravas de Jesus em Maria, ficai sabendo que a Ave Maria é a mais bela de todas as orações, depois do Pai Nosso:
É a saudação mais perfeita que podemos dirigir a Maria, porque é a que o Altíssimo lhe transmitiu por um Arcanjo, a fim de lhe ganhar o Coração.
- E foi tão poderosa, pelos encantos secretos de que está cheia, que Maria consentiu na Encarnação do Verbo, apesar da sua profunda humildade. Será também por meio desta saudação que lhe ganharemos infalivelmente o Coração, se a dissermos como convém.

- A Ave Maria bem rezada, isto é, rezada com atenção, devoção e modéstia, segundo os santos:
·         é a adversária que põe o demônio em fuga e o martelo que o esmaga; é a santificação da alma, a alegria dos anjos, a melodia dos predestinados, o cântico do Novo Testamento, o gozo de Maria e a glória da Santíssima Trindade.
- A Ave Maria:
·         é um orvalho do Céu, que torna a alma fecunda; é um beijo puro e amoroso que se dá a Maria.
·         é uma rosa vermelha que se lhe apresenta, uma pérola preciosa que se lhe oferece, é um pouco de ambrosia e de néctar divino que se lhe dá.
Todas estas comparações são dos santos.
 (Consulte também: CIC-Catecismo da Igreja Católica §2673-2679)

O Magnificat  Lucas 1,46-55
- Para agradecer a Deus as graças que concedeu a Santíssima Virgem, as almas escolhidas dirão muitas vezes o Magnificat, a exemplo da Bem aventurada Maria de Doignies e de vários outros santos.
- É a única oração e a única composição da Santíssima Virgem, ou, antes, que Jesus compôs n’Ela, pois Ele falava pela sua boca.
- Este é o maior sacrifício de louvor que Deus recebeu na Lei da Graça. Por um lado, é o mais humilde e reconhecido, por outro, o mais sublime e elevado de todos os cânticos. Há nele mistérios tão grandes e escondidos que os anjos os ignoram.
- Gerson, doutor muito piedoso e sábio, gastou uma parte da vida a compor tratados, plenos de erudição e piedade, sobre os mais difíceis temas. Mas foi só depois, no fim da vida, que empreendeu, a tremer, a explicação do Magnificat, para assim coroar as suas obras. Diz-nos que sobre ele compôs, coisas admiráveis do belo e divino cântico. Entre outras coisas, ele diz que a própria Santíssima Virgem o recitava muitas vezes, particularmente depois da Sagrada Comunhão, em ação de graças.
- O erudito Benzônio, explicando também o Magnificat, conta muitos milagres operados pela sua virtude. Diz que os demônios tremem e se põem em fuga quando ouvem as palavras:
Leitor 1: A minha alma engrandece o Senhor,
Todos:    e meu espírito exulta em Deus meu Salvador,
             porque olhou para a humilhação de sua serva.
L 2: Sim! Doravante as gerações todas me chamarão de bem-aventurada,
Todos:    O Poderoso fez em mim maravilhas, e Santo é o Seu nome!
Leitor 3:  E Sua misericórdia perdura de geração em geração,
Todos:    para aqueles que o temem.
Leitor 4:  Agiu com a força de seu braço.
Todos:    dispersou os homens de coração orgulhoso.
Leitor 5:  Depôs poderosos de seus tronos,
Todos:   e a humildes exaltou.
Leitor 6:  Cumulou de bens os famintos
Todos:    e despediu ricos de mãos vazias.
Leitor 7:  Socorreu Israel, seu servo,
Todos:    fiel ao seu amor.
Leitor 8:  conforme prometera a nossos pais
Todos:   em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre.

(Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem São Luiz Maria Grignion de Monfort §249s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário