quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Obediência e desobediência


- Adão, foi desobediente a Deus; e em conseqüência fechou a porta do céu a toda a sua descendência. Todo pecado nada mais é do que desobedecer a Deus. Ao comer do fruto proibido, nossos primeiros pais pecaram e entrou no mundo a morte.
- Jesus, foi obediente ao Pai; e em conseqüência reabriu a porta do céu a todos aqueles que lhe foram fieis e Nele crêem. Por meio de outro alimento, o ‘Pão descido do céu’, foi-nos restituída a vida eterna. Na Eucaristia, o próprio Deus se oferece ao homem como comida, dando-lhe infinitamente mais do que havia perdido.
- Em Jesus a obediência foi tão forte e perfeita que para cumpri-la chegou a correr ao encontro da morte da cruz.
- Basta olhar para Adão e verá quem o afastou da obediência: o orgulho, o egoísmo e o desejo de agradar a sua companheira. A prática da desobediência produziu a infidelidade e o afastou da perfeição, perdeu a vida da graça, morreu pelo pecado, ficou sem a inocência e sepultou-se na impureza e miséria. Não apenas o primeiro homem, mas a humanidade inteira.
- O sinal indicador de que possui a obediência é a virtude da paciência; se não a tens, a impaciência o dirá.
- Todas as virtudes nascem da caridade. Da caridade nascem duas irmãs: a obediência e a paciência. Quem perde uma, perde a outra. O alimento da obediência é a humildade.
- A desobediência é fruto da soberba, do egoísmo e da falta de humildade.
- Desobediência e impaciência são irmãs; assim como obediência e paciência também o são.
- Na obediência encontram-se todas as virtudes: fundamentada na fé, nasce a caridade, produz esperança, tranqüilidade e paz.
- O obediente submete-se aos Mandamentos e ao próximo por causa de Deus, suporta humildemente e com paciência todas as dificuldades e maledicências, não sente ódio no tempo das injurias, conhece o preceito do perdão e deseja segui-lo, não padece durante a falta de bens materiais, pois pela obediência sabe que somente a Deus deve desejar, pois sabe que sua providência jamais faltará.
- Diz Jesus a Santa Catarina de Sena “O homem termina muitas vezes na angustia e no desânimo, desespera-se, prejudica o próprio aperfeiçoamento, sem perceber que na base de tudo está o orgulho. Se em lugar do orgulho houvesse humildade, compreenderia que Eu, Verdade bondosíssima, dou tudo: estado da alma, acontecimentos, situações, consolações e sofrimentos em conformidade com as exigências da vossa santificação, visando vosso aperfeiçoamento. Entenderia que faço tudo por amor.”
Texto extraído do Livro “O Diálogo” de Santa Catarina de Sena

Obediência como testemunho
- Quando um pai diz ao seu filho que ele tem que ser obediente para que ele aprenda alguma coisa ou desenvolva alguma virtude ou trabalho bem feito, o que parece no primeiro momento para o filho é que de alguma forma seu pai o está dominando e impondo sob sua liberdade.
- Na realidade o desejo dos pais para com o filho é que ele se aproveite de suas experiências de vida, ganhe tempo, aproveite e aprenda com os erros de seus pais ou de seus professores, monitores, etc...
Resultado da Obediência:
- Sem considerar a desobediência como pecado e vendo somente pelo lado humano; o resultado da obediência do filho gera um ganho de tempo em seu desenvolvimento domestico, pessoal, profissional, pois o mesmo aprendeu a observar tudo o que os pais praticaram e praticam; pois assim considera que os feitos de seus pais nos dias de hoje é o resultado de duras quedas e tentativas de erros e acertos.
- Lógico que esta meditação está considerando pais que também sejam obedientes a Deus, Leis Naturais e as Leis humanas, e que, nas experiências vividas discerniu entre o que é certo e errado, absteve-se de maledicências, palavras torpes, lugares impróprios, abandonou vícios, vive em estado de graça e enfim é um homem com desejo santo em seu coração.

- Acreditamos também que o desenvolvimento humano existe e acontece em outra fase da vida: o pós obediência.
- Depois de aprender o que os pais lhe ‘obrigaram’ por obediência, o filho entra numa nova fase, que é a adaptação da causa aprendida ao tempo presente, ou seja, irá somar a tudo o que aprendeu ao obedecer aos seus dons naturais, novas tecnologias, necessidades atuais, entre outras. Essa adaptação é importante que aconteça, porém, que não se perca os valores e sempre seria bom imaginar como aquela causa foi importante como Patrimônio da humanidade, pois passa de pai para filho.
Resultado da Desobediência:
- Por outro lado imaginemos a desobediência do filho, que se rebela contra tudo o que os pais adotam, instruem e propõem, o resultado é simplesmente
desastroso, catastrófico e egoísta, pois o tempo que se poderia ganhar, se perde iniciando um aprendizado baseado em suas expectativas pessoais, sem fundamentos e sem visão global.
- Como consequência também poderíamos enumerar a solidão, pois o filho não ouve as experiências passadas relacionadas a causa que pretende empreender; quando ouve julga já saber, considera somente o presente e despreza a tradição e normas.
- Enquanto o obediente já caminha na conclusão da causa empreendida o desobediente está na fase das tentativas de erros e acertos que os pais e avós cometeram até seu nascimento.

Para ser bom pai boa mãe, é preciso ser um bom filho
- Como dissemos anteriormente o pai justo é aquele que vive de acordo com o projeto de Deus. Ele é fiel tanto no tempo fácil como no tempo difícil.
- A fidelidade a Deus espelha o anseio mais profundo da própria vida humana. Ser fiel a Deus, portanto, é uma questão fundamental para o justo, pois não se trata apenas de agradar a Deus, mas também de realizar profunda e totalmente a si mesmo.
- Porém, muitas vezes a realidade nos impõem duras perdas e frustações, justificamos assim o fato de não termos sido bons pais ou bons filhos.

- Ainda há tempo!
- É ocasião para marido e mulher reverem seus papéis de pais e companheiros; é ocasião para os filhos reverem seu relacionamento com os pais, suas lutas para se estabelecerem no mundo e sua busca de companheiro(a) para a formação de nova família.

- Se seus pais vivem, procure-os, faça uma revisão de vida com eles, peça e receba o perdão.
- Se seus pais tenham falecido, peça perdão a Deus por tê-los ofendido, desobedecido, maltratado e provocado tantos desconfortos a eles. E perdoa-lhes por tudo aquilo que julga que eles te provocaram.
- Reze por eles todos os dias, isso vai mudar o resultado de sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário